Ex-aluno da FIAP é destaque do Startup World Brasil

14 de setembro de 2012
Compartilhe

A edição brasileira do campeonato internacional de startups, o Startup World, aconteceu na FIAP em 24 de agosto. Dez startups foram apresentadas aos jurados, à plateia e à equipe do site The Next Web, promotora do evento. O segundo lugar da competição ficou com o ex-aluno da FIAP, Julio Paulillo, e sua empresa, Agendor.

Julio formou-se em Administração e Desenvolvimento para Internet em 2009, mesmo ano em que o Agendor começou a ser pensado. “A ideia veio de uma necessidade real e começou a ser desenvolvida em novembro de 2010. Meu pai era usuário daquelas agendas tradicionais, nas quais anotava todas as informações, transações e outros dados de vários clientes. Outras pessoas da empresa dele que faziam parte das negociações não tinham acesso a isso”, conta. Para reunir tudo sobre clientes e seus andamentos em um só lugar, o Agendor foi criado.

O empreendimento não seguiu o modelo tradicional das empresas do Brasil. Segundo Julio, um ciclo constante de construção, análise e aprendizado foi posto em prática para validar ideias em menos tempo. As dificuldades, entretanto, foram as mesmas de tantas outras empresas que buscam reconhecimento. “Além da burocracia e tributação, a incerteza do mercado é recorrente. Mas ela é amenizada quando pessoas começam a pagar pelo o que você criou”, lembra.

A graduação, segundo Julio, foi um dos pontos mais importantes para o sucesso do Agendor: “Em nossos trabalhos durante as aulas, tínhamos que criar empresas a serem avaliadas por uma banca de jurados. Essas empresas nada mais eram que Startups”. Além da FIAP, a consciência de ser um empreendedor movia Julio em seu dia a dia. Ele diz que é necessário estar sempre em contato com leituras sobre empreendedorismo, conhecendo startups que deram certo e pesquisando novidades e informações na internet.

Nenhum mérito, entretanto, seria obtido sem esforço: “Acredito que ‘colocar a mão na massa’ é um dos itens mais importantes, pois os desafios que surgem vêm de acordo com sua evolução e requerem uma solução real. O principal investimento da empresa tem que ser seu tempo e suor”, filosofa. O Agendor, com seus quatro funcionários, já atendeu a mais de 1000 empresas no país todo.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir