CyberCup
O CyberCup, segunda competição mais antiga da Fiap, está em sua 9ª edição. O objetivo principal é que o robô autômato construído pelos alunos do primeiro ano de Engenharia da Computação chegue até o final de uma pista sem ser controlado. O que chegar no menor tempo é o vencedor. “A competição tem todo um trabalho prévio dos alunos, de montagem do robô e agora é a finalização, vence o que realmente funciona. Os participantes construíram o robô, fizeram toda a programação, colocaram e escolheram os sensores” relatou o professor e coordenador do CyberCup, Sandro Ferraz.
O professor também conta sobre o empenho dos estudantes ao superar as dificuldades de construir um robô no primeiro ano do curso. “É muito gratificante ver os alunos com dificuldade e pouco conhecimento inicial terem um desenvolvimento excepcional depois de um ano apenas, conseguindo chegar a um projeto sabendo exatamente o que estão fazendo, sabendo ajustar o robô, sendo o mais competitivo possível com o robô e a equipe” se orgulhou o professor.
Após muita disputa e uma torcida vibrante dos demais alunos, o grupo vencedor foi o Hotwheelson. “A sensação de ganhar a competição é a melhor possível, não tem como explicar. Nós trabalhamos bastante, tivemos muitas dificuldades para trazer o robô para a final, ele teve muitos problemas na última corrida, foi difícil mas a gente conseguiu. Para ganhar tem que ter foco e se dedicar muito, trabalhar bem em grupo e é isso, todo mundo com muita dedicação. Eu nem imaginava que faria um robô no primeiro ano de curso, foi muito difícil mas tudo deu certo” comemorou o aluno do 1º ano de Engenharia da Computação, André Dantas. O segundo lugar ficou com o grupo Bakemono e o terceiro com o grupo Combustão.