Semana de Carreiras FIAP

3 de agosto de 2011
Compartilhe

O planejamento de carreira é visto, por grande parte das pessoas, como algo a ser pautado por terceiros. Porém, a responsabilidade por escolher os caminhos que levarão – ou não – ao sucesso profissional cabe a cada um. É preciso pensar estrategicamente para determinar quais competências e habilidades desenvolver para garantir sua empregabilidade.

Para auxiliar seus alunos no planejamento de suas carreiras, nos dias 15 e 16 de junho, a FIAP reuniu executivos de RH de grandes empresas para mostrar algumas direções e caminhos que podem ser trilhados no planejamento de uma carreira de sucesso. Foram dois dias em que se discutiu desde técnicas para elaboração de um currículo, o que o mercado realmente valoriza na seleção de candidatos, até como participar de entrevistas de seleção e negociar salários de forma eficiente.

“Ainda hoje, a resistência em planejar a carreira é muito grande. Persiste a tendência de realizar escolhas profissionais pautadas em questões como, por exemplo, status, remuneração e prestígio, em detrimento de aspectos pessoais” avalia Janete Teixeira Dias, do Departamento de Gestão de Carreiras da FIAP, que apresentou técnicas para elaborar currículos que valorizem o candidato e mediou o debate entre os executivos das empresas Politec Global IT Services, ASAP Recruiting Leaders for the Feature, FESA e Career Center, que avaliaram o que o mercado realmente valoriza na seleção de candidatos.

O tema “Como se destacar positivamente em entrevistas de seleção” foi debatido pelos executivos das empresas ASAP, FESA e CPM/Braxis, que mostraram o outro lado de uma entrevista, expondo o que o entrevistador costuma avaliar em um candidato, além de sua trajetória profissional e acadêmica. “Às vezes, o profissional é reprovado por não ter o perfil adequado à vaga, e não por não estar preparado”, ponderou Pâmela Sanchez, da CPM/Braxis, uma das participantes do debate, que ressaltou os pontos importantes que um candidato deve considerar ao participar de uma entrevista de seleção: vestimenta adequada, postura correta, correção gramatical ao falar, lógica no discurso, estar bem informado.

O professor da FIAP e consultor empresarial Erik Guttmann apresentou estratégias para negociação salarial, demonstrando a importância de um planejamento detalhado durante todas as etapas para aumentar as chances de se obter sucesso no processo de negociação.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir