Uma informação errada, uma vida humana!

9 de novembro de 2011
Compartilhe

Considerando toda a situação da morte do jornalista Gelson Domingos da TV Bandeirantes quando da cobertura de uma ação policial contra traficantes na Cidade do Rio de Janeiro, um fato tem sido esquecido: uma informação.

Tem se falado, com toda a razão, da questão do colete que o jornalista estava usando – inadequado para um tiro de fuzil, porém, o melhor dentro do que a legislação permitia -, da proteção que o policial estava dando ao jornalista e da forma como os policiais e jornalistas estavam se movimentando. Mas teve uma informação que foi definitiva. Eu acredito que, por erro, foi dada a informação que o segundo bloco (onde estavam os jornalistas), poderia avançar já que o pessoal especializado da polícia tinha eliminado ou colocado em retirada os traficantes que estavam atirando.

Informação falsa. E da mesma maneira que assistimos aos filmes americanos sobre o Vietnã, eis que surge escondido em árvores e na vegetação, um grupo de traficantes que começa a atirar. A guerrilha (os traficantes) tem um fator que sobrepõe ao exército mais forte (a Polícia): eles conhecem melhor o local. O segundo grupo não poderia ter avançado. Um soldado e o jornalista ficam em um local foco de ataque e em questão de minutos o jornalista é atingido. Pela experiência do jornalista, ele deve ter avaliado a criticidade da situação, mas buscando a melhor reportagem, continuou filmando e querendo mostrar de onde viam os tiros. O problema é que se ele via de onde os tiros eram dados, de lá também se via onde o jornalista estava.

Uma informação, uma vida.

Um minuto de silêncio em homenagem ao Gelson Domingos.

*Edison Fontes, CISM, CISA – é consultor, professor de Segurança da Informação dos cursos de pós-graduação da FIAP, colunista do site ITWEB e autor dos livros Praticando a Segurança da Informação (Editora Brasport), Segurança da Informação: o usuário faz a diferença! (Editora Saraiva) e Vivendo a Segurança da Informação (Editora Sicurezza). Atua na área de Segurança da Informação desde 1989.

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir