Professor da FIAP apresenta artigo na Noruega

3 de setembro de 2012
Compartilhe

Enock Godoy, professor da FIAP, apresentou o artigo “Escalation Risk Factors in e-Government Projects: a Multiple Case Study” na 11ª IFIP EGOV Conference, promovida pela International Federation for Information Processing  na primeira semana de setembro de 2012 em Kristiansand, na Noruega.  A conferência proporcionou um fórum altamente interativo e profissional para a troca de informações sobre pesquisas – seus conceitos, progressos e resultados.

 

Resumo do artigo:

Os sistemas de informação do setor público têm apresentado historicamente uma baixa taxa de conclusão com sucesso. O tamanho e a complexidade dos projetos de sistemas de informação de porte grande em organizações de governo estão aumentando ainda mais. Entretanto, muitas organizações governamentais não estão habilitados  para gerenciar esse tipo de projeto. Um caso extremo de projeto problemático é o que ocorre na situação de agravamento, na qual os recursos continuam sendo comprometidos em um curso de ação destinado ao fracasso.

O agravamento do projeto aparenta ser consequência de uma combinação de fatores. As principais teorias que explicam o agravamento de projetos focam principalmente nos fatores psicológicos, sociais e organizacionais, os quais são aplicáveis tanto a projetos de sistemas de informação quanto a projetos de outras áreas de aplicação.

Esta pesquisa preenche uma lacuna na literatura por focar nas características específicas do projeto que levam um projeto de Governo Eletrônico a se tornar problemático e entrar em situação de agravamento.

Para investigar o fenômeno do agravamento em projetos reais de Governo Eletrônico, esta tese apresenta um estudo de caso múltiplo: dois da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e um de uma organização pública brasileira anônima, analisados sob o ponto de vista de um modelo de referência baseado em uma metáfora de problemas complexos (Wicked Problems Metaphor).

Conclui-se que os principais riscos que levam um projeto de Governo Eletrônico à situação de agravamento são os riscos de complexidade, e os riscos de escopo e requisitos.  Algumas maneiras para tratar esses problemas são buscar a simplificação consciente das regras de negócio (requisitos), para aumentar a viabilidade técnica do projeto; aplicar uma metodologia mais adequada às características do projeto; e proteger o projeto da interferência dos prazos políticos.

 

Sobre o professor :

Enock Godoy de Souza é professor de Gestão de Projetos e Gestão de TI nos cursos de MBA da FIAP e Diretor Adjunto de Desenvolvimento de Sistemas na SEFAZ-SP, com 14 anos de experiência em projetos de sistemas. Doutor em Administração pela USP com mestrado na London School of Economics, pós na EAESP/FGV e graduação em Ciência da Computação na USP/São Carlos. Certificado PMP, Cobit, ITIL v. 3 e Scrum.

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir