Alunos de Engenharia de Produção 2.0 submetem projetos à primeira fase do Business Challenge
Os estudantes do 2º ano da graduação em Engenharia da Produção da FIAP contaram com a banca de avaliadores da 1ª fase do Business Challenge para validação de suas startups, em 31 de agosto. Divididos em quatro equipes, os alunos apresentaram seus planos de negócios para qualificação da banca. A partir de críticas e sugestões dos componentes da mesa, poderão melhorar seus projetos para apresentá-los na final da competição, que acontece em 30 e 31 de outubro.
Formada por André Augusto Torbitoni, membro da diretoria da Empresa Júnior da FIAP; Fábio Takabatake e Fernando Kuzuhara, da F2 Investimentos, e Marcelo Vieira, da Eureca! Atitude Empreendedora, a mesa pôde conhecer o Study Up, projeto de sistema de consulta para acadêmicos; o Reciclo, ferramenta que criará valor ao longo de toda a cadeia de reciclagem, a partir do descarte consciente; o CEI, dispositivo de análise facial que visa otimizar o processo de tomada de decisão em supermercados e o SmartWay, site que simplifica o acesso de contratantes aos serviços de frete por todo o país.
Os quatro grupos contaram com a tutoria dos professores Demerval Polizelli, Reinaldo Belizário e Marcos Crivelaro para o desenvolvimento da apresentação no Business Challenge. Eles tiveram 40 dias, desde a concepção da ideia até o desenvolvimento do projeto. Para organização, utilizaram-se dos modelos Lean Startup e Canvas.
O coordenador dos cursos de Engenharia da FIAP, Almir Meira Alves, diz que os resultados foram surpreendentes: “pelo tempo que tiveram para desenvolver, os alunos criaram projetos que ficaram muito acima de nossas expectativas”. Alves explicou que, na etapa final, os estudantes passarão por dois tipos de avaliação: a acadêmica e a dos especialistas. “Em 30 de outubro eles serão avaliados por seus próprios professores e, no dia seguinte, a mesma banca de investidores que lhes avaliou na primeira fase escolherá o melhor projeto”, conta. O escolhido passará por avaliação quanto ao potencial de mercado e pode ganhar investimento das empresas parceiras.



