Cofundador da Singularity University palestra no Coworking Space da FIAP sobre Tecnologias Exponenciais
Em 27 de agosto, a FIAP recebeu em seu coworking space, na Avenida Paulista, o cofundador da Singularity University e criador da iniciativa X Prize, Peter Diamandis, para uma palestra sobre Tecnologias Exponenciais e o Futuro. O evento – com tradução simultânea – recebeu cerca de 170 convidados.
Diversos exemplos de tecnologia exponencial citados por Diamandis podem ser observados no dia a dia de qualquer cidadão de grande cidade: a “nuvem”, os carros automáticos etc. O palestrante, que crê na tecnologia como principal fonte de solução para diversos problemas do mundo, mostra que esta ideia aplica-se também na segurança: “Dos mais de 1500 quilômetros já percorridos pelo carro automático do Google, aconteceram apenas dois acidentes e, em ambas as vezes, na situação, ele era guiado por humanos”.
Para Diamandis, mais um problema que pode ser solucionado pela tecnologia é o trânsito: “uma solução para a lentidão das grandes cidades é o teletransporte”. Aos que acham estes conceitos muito fantasiosos, o empreendedor compara com o que se conhecia sobre impressão 3D há pouco tempo, e hoje a tecnologia já está acessível a qualquer pessoa. “já existem empresas que imprimem concreto, peças de metal, alimentos etc. Na biomedicina, células, vasos sanguíneos e tecidos cardíacos já podem ser impressos.”
O primeiro prêmio, no valor de US$ 10 milhões, oferecido por seu projeto X Prize – iniciativa que premia soluções para os maiores problemas do mundo – foi dado a uma equipe que desenvolveu uma área de voo personalizado para fora da Terra. Em 2012, a equipe ganhadora desenvolveu um aplicativo que diagnostica o usuário sem acesso a serviços básicos de saúde. A mais recente premiação foi oferecida a quem desenvolveu uma maneira mais rápida e inovadora de limpar derramamentos de óleo nos oceanos.
Peter Diamandis aproveitou o espaço do evento para divulgar seu livro “Abundância – o futuro é melhor do que você imagina”, sobre situações nas quais é mostrada a falta mas, na verdade, há a abundância. Sobre o assunto, Diamandis diz que a tecnologia iniciou-se há 30 anos e que seu crescimento tem sido bem lento. Porém, conclui: “Se você acha que o mundo está andando rápido, segure-se em seu assento, porque ele vai acelerar, ainda, 1000 vezes mais”.
Confira outras fotos do evento neste link.



