Coworking Space da FIAP Paulista sedia edição paulistana do Startup Weekend
Aconteceu no final de semana de 22 a 24 de novembro, no Coworking Space da FIAP Paulista, a edição paulistana do Startup Weekend Brasil 2013. O evento, promovido pela Brazil Innovators com apoio da FIAP, escolheu, dentre 14 finalistas, a melhor startup de São Paulo. Um dos membros da equipe vencedora é estudante da Faculdade.
Na sexta-feira (22), os participantes foram recepcionados com as palestras do CEO e cofundador da Baby.com.br e dinda.com.br, Kimball Thomas, e de um dos criadores do Startup Weekend, Adam Stelle. Thomas contou sobre o início de sua carreira, que aconteceu com um comércio de mesas de bilhar. Depois de algum tempo nesta empresa, junto dos mesmos sócios, Kimball fundou no Brasil o site de venda de produtos para bebês, Baby.com.br. “A questão não é se a sua proposta vai dar certo. O problema é que, muito rapidamente, depois de você ter essa ideia e achar que ela não vai dar certo, alguma, muito similar, vai”, afirmou o palestrante.
Depois foi a vez de Stelle explicar como seria o final de semana de atividades. Além das startups a serem desenvolvidas nos três dias, os participantes poderiam submeter seus pitches para uma competição global entre participantes de outros Startup Weekends. Ao fim da fala de Adam, os interessados em submeter suas ideias à votação tiveram 60 segundos para demonstrá-las a todos, que poderiam escolher suas três favoritas em seguida.
Para o sábado (23), as ideias selecionadas foram: BeerBro, Agenda Up, Mobiban.co, EnjoyBrazil, IR8, nKronn, Pizzabit, Truckpad, DooCash e Fricol. Aqueles que submeteram suas ideias, mas não foram selecionados, uniram-se aos escolhidos para validação da startup no fim de semana. No segundo dia, as equipes puderam contar com a mentoria de 14 especialistas, com dicas de como melhor estabelecer suas propostas. A partir das dicas, melhoraram suas ideias e reportaram os resultados aos mentores.
O último dia de trabalho começou cedo para os participantes do Startup Weekend São Paulo, que mais uma vez, contaram com os mentores para tirar dúvidas e coletar sugestões. Depois de prepararem os protótipos e a apresentação do produto, foi o momento de apresentá-los aos jurados: Talita Ferreira (Strategic Partner Manager do Google), Carlos Kokron (Managing Director da Qualcomm Ventures), Carlos Pessoa (Diretor do Wayra no Brasil), Helisson Lemos (Diretor Geral do MercadoLivre) e Gilmar Gumier (Fundador/ User Experience Director da Satís).
Finalizadas as apresentações – para as quais cada equipe contava com cinco minutos e, finalizados, mais três para responder dúvidas –, o júri se retirou para concluir a classificação do evento. Do terceiro para o primeiro colocado, anunciaram: Mobiban.co; Truckpad e Agenda Up. O primeiro lugar contará com a seguinte lista de prêmios: três horas de consultoria jurídica com o escritório de advocacia HMO; quatro horas de consultoria com a empresa Satís; todos os membros da startup farão parte do Azure Accelerator (programa de imersão sobre startups) no Microsoft Technology Centers e do Bizspark (programa gratuito, dedicado a startups) também da Microsoft.
Adam Stelle e Kimball Thomas
Nossos talentos
A FIAP contava com três estudantes entre os finalistas do Startup Weekend. O estudante do MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Eliandro Veras, ficou sabendo do evento por meio da Semana Global do Empreendedorismo. O Coworking Space da FIAP Paulista também sediou uma série de atividades para este evento. No primeiro dia, o aluno apresentou sua ideia, nos pitches do Startup Weekend. “Um aplicativo no qual o usuário palpita e ganha pontos com estes palpites”, conta Eliandro.
A ideia chegou a ser selecionada entre as 14 melhores do final de semana, porém não contou com o apoio de outros integrantes do Startup Weekend para a formação da equipe. Eliandro decidiu, então, trabalhar como Analista de Negócios na ideia de Adrian Dantas, “Enjoy Brazil”. Nesta função, o aluno afirma ter passado aproximadamente 30 horas no Coworking Space, ao longo dos três dias. A startup não ganhou nenhuma premiação, porém a parceria não terminou por ali: “Pretendemos continuar com o projeto, pois a ideia não existe no mercado e tem baixo custo. A experiência foi fantástica. Conheci outros analistas e pessoas com as mais diversas formações. Pretendo participar de novo em 2014”, completou Eliandro.
A futura engenheira da computação pela FIAP, Paola Sampaio Matsuro, tomou conhecimento sobre o Startup Weekend com o quadro de avisos do Portal do Aluno no site da faculdade. “Encaminhei um projeto de startup à Empresa Júnior, porém, me ocorreu uma ideia na hora e eu resolvi arriscar”, lembra. Ela propôs um aplicativo que, por meio de geolocalização, ajudasse turistas estrangeiros a identificar restaurantes com comida brasileira típica, além de pessoas de sua própria nacionalidade.
Com média de horas passadas dentro do Coworking Space equivalente a de Eliandro Veras, sua função na equipe da startup Fricol foi gerenciar projetos. “O grupo tinha muita sinergia. Aprendi muito sobre telecomunicações e técnicas de venda – essenciais no momento do pitch e que eu não tinha”, diz Paola. Ela ainda elogiou a experiência quanto ao networking: “a FIAP é ótima por dar oportunidades de conhecer pessoas que fazem acontecer e que foram superacessíveis. É um orgulho fazer parte dessa faculdade”.
O grande vencedor da noite também contou com o DNA da FIAP em sua composição. Felipe Pinheiro, formado em 2009 em Desenvolvimento de Aplicações Web, é cofundador do Agenda UP e no Startup Weekend atuou como responsável pelo Marketing, Interface e Design. A experiência para atuar no grupo, segundo ele, veio de um trabalho durante sua formação na FIAP. “Tive um projeto para fazer parte das Atividades Multidisciplinares, chamado Page Up. Ele me deu muito expertise em relação às etapas do gerenciamento e do desenvolvimento de projetos de TI”, disse.
“Com o evento aprendi que quando a equipe é boa os resultados aparecem. Nosso grande diferencial foi as habilidades complementares, os objetivos em comum, o engajamento e uma sinergia natural desde os primeiros minutos”, lembra Felipe. “Nosso próximo passo é ganhar a competição mundial; estamos classificados para o Círculo dos Campeões no Global Startup Battle”, completou. O estudante ainda fez questão de lembrar dos professores com os quais contou no tempo em que estudou na FIAP: “Agradeço a todo Corpo Docente, que deu o embasamento acadêmico e de negócios que eu precisava”.