FIAP apresenta Startup One a estudantes do MBA do campus Paulista
Na noite de 12 de dezembro, os estudantes do MBA FIAP do Campus Paulista assistiram ao diretor de empreendedorismo da FIAP, Marcelo Nakagawa, lhes propor um novo desafio. “Ao buscar pelo termo ‘TCC’ no Google Imagens aparecem muitas coisas negativas”, disse, ao introduzir o Startup One, novo modelo de Trabalho de Conclusão de Curso que alunos da FIAP deverão entregar ao fim de seus ciclos: todos desenvolverão uma startup.
Baseando-se no case da competição Startup Weekend – na qual startups são idealizadas, desenvolvidas, validadas e apresentadas a investidores em 54 horas –, os estudantes devem pensar em novos negócios para as empresas onde trabalham. “A motivação pode ser empresarial, pessoal ou social, mas, se vamos gastar neurônios com algo que é obrigatório, que seja com algo bacana”, apontou Nakagawa.
O modelo inovador de se criar uma startup teve seu cronograma apresentado e segue o calendário acadêmico dos estudantes. Entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 os alunos deverão conceber qual ideia trabalharão e, baseado em afinidades ideológicas, deverão unir-se em grupos. Nos meses de março e abril de 2014 a ideia deverá ser desenvolvida e validada. Ao final do mês de abril, a startup deverá ser apresentada a uma bancada de investidores selecionada pela FIAP.
Os especialistas selecionarão as 50 melhores ideias para compor um livro bilíngue que será distribuído a investidores e parceiros. Dentre os primeiros selecionados, 10 serão treinados para apresentar as startups a aceleradoras e “anjos”. Por fim, as três melhores ideias serão enviadas para um mês de capacitação com tudo pago pela FIAP na Babson College, em Massachusetts (EUA). Para concorrer a alguma das colocações, a equipe deve ter nota superior a 7 na avaliação dos professores, quando à ligação da startup com os conteúdos do MBA, principalmente.
Como apoio aos estudantes, a FIAP proverá, semanalmente, ao longo de todo o primeiro semestre de 2014, oficinas com especialistas em empreendedorismo e inovação. “Com este contato, os alunos poderão observar tendências e tentar resolver problemas que as abranjam”, diz Marcelo Nakagawa. Para o coordenador do MBA FIAP, Ricardo Grohmann, o processo de desenvolvimento do TCC será o mais importante para os estudantes: “35 páginas são suficientes para fazer um bom Trabalho de Conclusão de Curso, porém o que mais vale é a vivência e o aprendizado com a estruturação da startup”.