Videocast Man in the Arena realiza última gravação de 2013 na FIAP
A última gravação do videocast Man in the Arena no anfiteatro da FIAP aconteceu em 16 de dezembro. Os entrevistadores Leo Kuba e Miguel Cavalcanti conversaram com o fundador da empresa Boo-box de marketing digital para sites, blogs e redes sociais, Marco Gomes.
O empreendedor contou que sua carreira começou como programador e que seu primeiro projeto de site foi vendido aos 12 anos. “Depois disso, só folguei aos 23”, brincou. Nascido em Gama, região administrativa do Distrito Federal, o primeiro contato com o Marketing aconteceu ao trabalhar na maior agência de publicidade digital de Brasília.
“Pode-se dizer que minha carreira empreendedora começou aos oito anos”, conta. Marco se refere à arte que contava com a ajuda do pai para desenvolver: “pedia que ele cortasse imagens na madeira – de peixes, por exemplo – e fixasse ganchos para que eu as vendesse na feira”.
A startup Boo-box é sua primeira empresa oficial e é responsável pela primeira aparição brasileira no site TechCrunch, uma das maiores referências sobre startups em tecnologia no mundo. “A situação me ensinou a lidar com exposição excessiva. Foi a partir dela, também, que consegui meus primeiros parceiros”, lembra Marco. Os primeiros clientes da empresa vieram em 2009. “Sempre soube que conseguiria e, nos momentos de desânimo, falava para mim mesmo ‘mais dois passos!’”, conta.
“No MBA ouvimos muito que devemos investir nos segmentos que ‘têm’ mais dinheiro, mas eu quis seguir para o lado oposto”, diz o entrevistado. Isso porque, de acordo com Marco, em 2007 investia-se US$ 13 bilhões em E-commerce e somente US$ 2 bilhões em Publicidade. “Eu era ‘cru’ (sic) e fui me descobrindo. Foi essencial contar com as oportunidades e aberturas que meus investidores me deram”, lembra. Foi este espaço que culminou com Marco ganhando o prêmio de Melhor Profissional de Marketing do Mundo em 2013, de acordo com o World Technology Awards, e ser mencionado como uma das 10 pessoas mais influentes na internet no período dos protestos de junho de 2013.
A Boo-box conta hoje com 50 funcionários – 40 no Brasil e 10 na Argentina – e Marco opera como Chief Marketing Officer. Ele deixa a seguinte dica a futuros empreendedores: “entre time, produto e mercado o último é o mais importante. Um time médio, com desenvolvimento médio em um mercado de grande potencial tem grande chance de sucesso”. Para obter esta experiência, Marco lê muitos artigos, faz muitos cursos, vê muitos documentários e procura, sempre que possível, providenciar alguns momentos de encontro com pessoas mais experientes. Entretanto, acredita piamente na premissa de um dos maiores nomes da fotografia mundial, Henri Cartier-Bresson, que ele próprio cita: “It’s all about luck” (“Tudo é sorte”).



