Aplicativo do Portal do Aluno para Android da FIAP é desenvolvido por estudante de Sistemas para Internet
Como resultado por seu bom desempenho em sala de aula, o ex-aluno do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet da FIAP, Edwin Wachs, recebeu a primeira demanda em sua profissão. Formado em 2013 como um dos melhores alunos do ano, ele foi indicado pelo coordenador dos cursos tecnológicos da FIAP, Leandro Rubim, para programar uma versão para Android do aplicativo Portal do Aluno.
Contando com a experiência adquirida em sala de aula, o trabalho de Edwin foi concluído em cerca de dois meses. “Desenvolvi outro aplicativo como TCC. O Leandro gostou do resultado e me indicou como possível desenvolvedor da versão para Android. Todas as matérias foram utilizadas, desde a gestão de negócios à tecnologia em si,”, lembra. O ex-aluno também pôde contar com o auxílio do setor de desenvolvimento de sistemas da FIAP, de onde partiu a demanda do app. “O apoio foi fundamental para o desenvolvimento. Recebi muitas instruções sobre as funcionalidades e necessidades do aplicativo”, conta.
O trabalho de Edwin foi desenvolvido a partir de um modelo já pronto para o aplicativo do Portal do Aluno FIAP para iOS, criado como Trabalho de Conclusão de Curso de outros estudantes da faculdade. Wachs diz que antes de pôr “a mão na massa” saiu da prática e migrou um pouco para a teoria: “já existia uma lógica e as principais funcionalidades já haviam sido criadas e testadas. Basicamente, precisei entender o funcionamento dos processos da FIAP e a estrutura utilizada pelo departamento de desenvolvimento de sistemas”. Para Edwin, foi o método mais rápido de aprendizado: “diversas ferramentas foram novas para mim; nunca havia implementado nada do gênero. Aprendi muita coisa e desenvolvi ainda mais a minha habilidade com a tecnologia Android.”
No aplicativo, estudantes da FIAP podem consultar horários de aulas, avisos, datas de prova, boletim e materiais de apoio. Finalizado o processo de desenvolvimento, o Portal do Aluno no celular passou a ser administrado pela FIAP, que realiza os últimos ajustes antes da disponibilização para download. “Foi umas das experiências mais incríveis que tive na minha área e hoje me sinto capacitado para assumir projetos”, completou Edwin.