Estudante da FIAP ministra curso sobre como transformar ideias em aplicativos
A FIAP tem mais um aluno para adicionar ao seu mural de prodígios: Gustavo Torrente, que tem só 21 anos, gradua-se no curso tecnológico em Sistemas para Internet da faculdade em dezembro de 2014 e lança-se, em julho, como professor. Ele será responsável pelo curso “Como transformar sua ideia em aplicativo”, ministrado na FazInova – escola de empreendedorismo de Bel Pesce.
O primeiro contato com a empreendedora aconteceu na FIAP, durante uma das palestras do Ciclo da Inova.me. “Ofereci a ideia à Bel no fim do evento e trocamos contatos. Preparei uma apresentação com os tópicos e capítulos para apresentar a ela e sua equipe. Depois de vermos que a Quaddro tem o mesmo DNA da FazInova, tive quatro meses para desenvolver o curso”, lembra Gustavo. Quaddro é a empresa na qual o estudante atua como responsável por vendas e parcerias e que lhe deu suporte para o seguimento de sua ideia.
A intenção é oferecer um treinamento que una empreendedorismo e aplicativos. Serão três tópicos distribuídos em 9 horas de curso: Mercado Mobile, Desenvolvimento e Apresentação (pitchs, técnicas de venda etc.). Gustavo teve de passar por uma aula-teste para afinar suas técnicas como professor: “Escolhi um dos capítulos e dei uma aula. A finalização dos conteúdos sempre acontecerá com uma dinâmica de grupo”, conta. O material para acompanhar as aulas é uma apostila, oferecida gratuitamente para os inscritos.
O interesse de Gustavo pela TI e seu sucesso começaram cedo, conforme ele mesmo conta: “Comecei com um curso de Web, aos 16 anos. Com 17, iniciei um estágio para o qual concorri com umas 300 ou 400 pessoas. Destas, apenas 12 foram contratadas. Em seis meses de estágio fui promovido a Consultor de Negócios”. Entre 2010 e 2012 Gustavo aproveitou para se aperfeiçoar. Ele contabiliza pelo menos 20 treinamentos na área de tecnologia, neste período. Em um destes conheceu os sócios-fundadores da Quaddro, para quem começou a trabalhar.
Na FIAP, chegou em 2013, depois de já ter sonhado por muito tempo em estudar aqui. “Desde que entrei na área de tecnologia, todos comentavam sobre a estrutura, os professores atualizados, o envolvimento em eventos de empreendedorismo, as competições para os alunos”, diz. Para o desenvolvimento de seu curso na FazInova contou também com estes diferenciais da faculdade: “A FIAP me deu o conteúdo necessário sobre Gestão de Negócios, apresentações e desenvolvimento mobile”, afirma. Como inspirações específicas, Gustavo cita a professora Ana Madaleno, que atuou como uma espécie de mentora desde o primeiro momento, apesar de não ser sua professora na graduação: “Ela me disse que lecionava comunicação e me deu dicas e materiais sobre pitch para ler”, lembra. O estudante também destaca seus professores Fernando e Humberto Delgado, que o apoiaram em gestão de negócios e desenvolvimento, respectivamente.
O estudante pretende seguir empreendendo na área da Educação e, talvez, fazer uma pós-graduação – desta vez, em Marketing Digital. “Quero seguir ajudando pessoas e compartilhando meu conhecimento, sempre em mobile e com tecnologia de ponta”, conclui.