Evento da ONU reuniu PMEs e grandes empresas na FIAP
Lançamento do Collaboration Lab do Brasil, realizado pelo Pacto Global das Nações Unidas, estimula inovação e parcerias por parte do setor privado
Em 18 de novembro, a Rede Brasileira do Pacto Global, o United Nations Global Compact, a FIAP e a Venture Partners do Brasil (VPB) promoveram o lançamento do Collaboration Lab do Brasil. O evento, realizado no Coworking da FIAP – Campus Paulista -, deu início a um programa piloto inédito no país, já testado com sucesso na Índia, com foco em inovação e parcerias entre corporações e pequenas e médias empresas para soluções em água e saneamento.
Gustavo Gennari, CEO da FIAP, fez a abertura do evento junto com Renata Seabra, da Rede Brasileira do Pacto Global. Rosedel Davies-Adewebi, da Global Compact/Social Enterprise & Impact Investing, gravou um vídeo em português para dar as boas-vindas aos participantes do Collaboration Lab.
O tema é prioridade para a Organização das Nações Unidas, que faz um chamado à comunidade global e ao setor privado para atender ao desafio de proteger e melhorar a qualidade da água e do saneamento no mundo. Segundo a organização, cerca de um bilhão de pessoas carecem de acesso a um abastecimento adequado desse recurso vital. Dados do Atlas do Saneamento 2011 do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a falta de sistemas de esgotamento sanitário atinge quase metade dos municípios brasileiros (44,8%). Por isso, a inclusão e o acesso à água para todos deve ser um dos 17 novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a partir de 2015.
O lançamento do Collaboration Lab do Brasil trouxe casos inspiradores da Itaipu Binacional, Redox, Fluxus Design Ecológico, Unilever e Natura desenvolvidos em parceria entre corporações e PMEs.
No período da tarde, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para descobrir sinergias para atuação em diversos pontos da cadeia da água e saneamento, incluindo temas como pesquisa e desenvolvimento, educação, financiamento, infraestrutura e políticas públicas.
Sobre o Pacto Global
Lançado em 2000, o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Reúne 8 mil signatários corporativos em 161 países com o objetivo de alinhar as operações de negócios aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A Rede Brasileira do Pacto Global foi criada em 2003 e atua em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desde 2011, contando hoje com cerca de 650 signatários – entre empresas de diversos portes e organizações sem fins lucrativos.



