“Marshmallow Challenge” testa trabalho em equipe e inovação

29 de maio de 2015
Compartilhe

Os alunos de Engenharia da Computação da FIAP realizam o “Marshmallow Challenge” no primeiro semestre. Trata-se de uma atividade simples aplicada no mundo todo para profissionais de diversas áreas: construir uma torre de espaguete com um marshmallow na ponta em 18 minutos. “O principal objetivo do deste desafio é promover a integração do trabalho em equipe e, principalmente, avaliar como os grupos vão desenvolver um produto em 18 minutos, resolvendo o problema da pressão, pensando de forma inovadora para conseguir chegar ao resultado final que é fazer uma torre de macarrão onde consiga suspender um marshmallow. A torre mais alta em conjunto com a melhor atuação em equipe apontam o grupo vencedor” explicou o professor e coordenador do projeto, Alexandre Corsi.

Este é o segundo ano que o desafio é realizado na FIAP e os alunos criam uma grande expectativa quanto a ele. “Eu achei a competição muito estimulante para o trabalho em equipe. A comunicação tem que ser rápida, pelo tempo e materiais limitados. A gente tem que formular um jeito de aumentar cada vez mais a torre, sendo que a estrutura tem que ser bem forte. O principal desafio foi a base, que tem que ser bem-feita” contou o aluno do ECT, Allan Alves.

Segundo o professor Alexandre Corsi, testar a estrutura desde o começo é muito importante, assim há tempo de corrigir possíveis erros. A aluna do ECT, Renata Aluani, tirou isso como lição. “Acho que minha equipe fez um belo trabalho e acredito que todo mundo se respeitou. Todos ouviram a opinião do outro e montamos tudo junto”.

O trabalho em equipe e teste de produtos para corrigir possíveis falhas são essenciais para um negócio. Os protótipos e simulações são tão importantes quanto um estudo de mercado antes de investir em um produto ou abrir uma empresa. “Hoje em dia, a maioria das empresas estão buscando pessoas que consigam se comunicar melhor, fazer um trabalho em equipe para atingir o objetivo em seus projetos. Por mais técnicas que forem as pessoas, o principal objetivo que as empresas desejam é formar líderes. Esse tipo de trabalho além de uma visão de inovação, incentiva o trabalho em equipe” conclui o professor.

materia

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir