Diário de Bordo FIAP Babson – Segundo dia
Em 7 de julho, segundo dia em Babson, a primeira aula foi com o Dr. Edward P. Marram – professor de Empreendedorismo e Questões Enfrentadas por Empresas de Alto Crescimento-, que falou sobre Gestão de Crescimento. O professor começou a aula questionando sobre o motivo das pessoas resolverem começar um negócio. Algumas dicas importantes:
– Iniciar é fácil, difícil é crescer.
– Nem sempre o fundador ou o idealizador é a melhor pessoa para gerenciar o negócio. Muitas vezes, é necessário e fundamental contratar um CEO.
– Por mais que o empreendimento tenha um plano de negócios bem feito, muitas vezes é necessário rever a estratégia. Prepare-se para isso!
Depois, ele enfatizou sobre algumas chaves para o crescimento, como:
– Atrair as pessoas certas.
– Ter muita criatividade para conseguir se diferenciar.
– Planejar e executar.
Também falou sobre os desafios para crescimento das organizações:
– Aprender quando falar não.
– Delegar de forma efetiva.
– Contratar pessoas eficazes.
– Não gastar muito tempo tentando resolver problemas pequenos do dia a dia.
Na área de descanso em Babson, está disponível um Canvas, para quem quiser usar. Trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. “O Canvas foi parte fundamental no desenvolvimento dos trabalhos do Startup One. A FIAP incentiva o uso dessa ferramenta na construção do negócio” ressaltou a integrante do grupo Dim Dim, Camila Pinheiro.
A segunda aula, sobre Marketing para Empreendedores, foi com o Dr. Anirudh Dhebar – professor de Marketing em Babson. Ele falou sobre a relação de custo x benefício que o produto vai gerar para o cliente. “Na verdade, o termo utilizado por ele foi Ganho e Dores ao invés de Benefícios e Custo” contou o participante do grupo Dim Dim, Marcelo Paranhos. Após a introdução do Case de uma empresa chamada Ubeam, que quer implementar um novo sistema de carregamento de gadgets sem fio, o professor os conduziu para desenvolver a proposta de marketing para essa empresa e para enxergar os 4P (produto, preço, promoção e ponto de venda) de uma nova perspectiva.
No fim do dia, os alunos foram conhecer Boston.
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