Empreendedorismo e inovação em tempos de crise econômica

13 de julho de 2015
Compartilhe

Vale a pena empreender em tempos de crise?

Quais são as melhores opções?Empreendedorismo é uma opção de vida, um investimento de longo prazo. Normalmente, o empreendedor está sempre em busca de boas oportunidades, mesmo em tempo de crise.

Em tempo de crise, pessoas e empresas estão procurando alternativas para reduzir seus gastos. Desta forma, todos os negócios que oferecerem alternativas para redução de custos tem potencial de sucesso nestes períodos.

Ao invés de adquirir produtos novos, as pessoas procuram dar manutenção aos seus bens, sejam eles materiais, como imóveis, carros, ou de consumo, roupas, sapatos etc.

Mas é preciso INOVAR. Inovação é importante tanto em tempo de crescimento econômico, como em tempo de crise. A inovação pode ser a única alternativa para competitividade, ou ainda para sobrevivência de muitos negócios.

A inovação pode ser disruptiva, através da criação de novos produtos, serviços e modelos de negócios, ou pode ser incremental, acrescentando melhorias gradativamente ao negócio. De qualquer forma, através da inovação as empresas conseguem redução de custos, aumento da eficiência e, o mais importante, melhoria nos resultados.

Uma dica importante é que a inovação está nas pessoas. São elas que possibilitam a criação, a utilização das tecnologias emergentes aplicadas aos modelos de negócios. Se a empresa não desenvolver uma estrutura e cultura organizacional que favoreçam a inovação, estará perdendo competitividade.

As grandes empresas de tecnologia, que frequentemente começaram como pequenos empreendimentos nas universidades ou garagens, como Google, Facebook, Twitter, dentre outras, são exemplos de que a inovação constante possibilita atravessar tempos de crise e garantir o sucesso no longo prazo.

Assim, minha sugestão é que os empreendedores busquem inovar nos seus negócios. Observem as tendências e as tecnologias emergentes, como a “internet das coisas”, “realidade ampliada”, softwares que trabalham o conceito de “big data”, dentre outras. A web possibilita que novos negócios sejam criados com poucos investimentos e com grande possibilidade de escalabilidade, de crescimento acelerado.

O empreendedorismo de base tecnológica e inovador é uma grande alternativa para pessoas e empresas mesmo em tempo de crise, ou talvez especialmente em tempos de crise.”

Cláudio J. Carvajal Júnior. Coordenador do curso de Administração e do curso de Gestão de Tecnologia da Informação da FIAP. Doutorando em Engenharia Biomédica, mestre em Tecnologia em Gestão de Serviços, MBA Executivo Internacional pela Universidade da Califórnia (EUA), pós-graduado em Administração pela EAESP/FGV, bacharel em Administração de Empresas.  Coautor dos livros “Administração de empresas no Setor de Serviços” (Porto de Ideias), “Administração de Organizações Complexas” (Qualitymark) e “Educação Financeira: como sair do vermelho e se tornar um investidor de sucesso” (Porto de Ideias).

 

 

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir