Governança de Big Data Analytics
O uso dos dados disponíveis nas empresas para analisar e compreender o passado não é o suficiente para suportar o processo de tomada de decisões em um mundo cada vez mais competitivo. Utilizar estes dados para criar modelos matemáticos que ajudem a prever comportamentos e situações futuras além da possibilidade de criar cenários é o objetivo do Advanced Analytics.
Por este motivo, Analytics é um conceito que vem sendo introduzido cada vez mais nas organizações. Através de análises e modelos preditivos, é possível extrair vantagens competitivas em relação à concorrência. Mesmo em soluções simples como prever o faturamento no próximo trimestre, até modelos mais completos que permitem analisar a probabilidade de perda de clientes, Analytics permite que as pessoas sejam mais ágeis para tomar decisões cada vez mais complexas.
Alguns projetos que estão sendo implementados nesta área são: análise de riscos de crédito, análise de Lealdade de Clientes, probabilidade de ocorrência de eventos (cancelamento de planos), análise do cliente (visão 360º), análise de cadeia de suprimentos e logística etc.
Quando se trabalha com modelos estatísticos, a quantidade de dados disponíveis para apoiar a busca pelo padrão que permite a utilização do modelo com maior assertividade é muito importante. Por este motivo, os projetos atuais de Analytics costumam incentivar o uso de Big Data. A possibilidade de utilizar um grande volume de dados faz com que as possibilidades de cruzamento dos dados sejam cada vez maiores.
Big Data Analytics, portanto, permite que dados estruturados, não-estruturados e semiestruturados sejam utilizados para extrair insights importantes para direcionar o negócio da empresa. A descoberta de padrões, correlações e tendências fazem com que os resultados destes projetos sejam cada vez mais importantes para os departamentos de Marketing, melhorando as oportunidades de receita, serviços ao cliente e a eficiência operacional.
Algumas oportunidades de projetos que estão sendo utilizados em Big Data Analytics são: análises de cliques em sites da internet (clickstream), análise de mídia e redes sociais, descoberta de padrões em textos de e-mail, análise de logs de computadores e servidores de aplicação, utilização de sensores etc.
É necessário, porém, uma Governança específica para lidar com estes dados. A organização precisa analisar quanto ela é capaz de criar políticas internas para direcionar as ações de Big Data Analytics. Deve-se analisar o perfil da empresa sob quatro dimensões básicas: tecnologia e infraestrutura para suportar as atividades de Analytics, gestão de dados, maturidade em lidar com Analytics dentro da organização e componentes organizacionais para suportar este tipo de iniciativa.
Ao ter uma visão da situação atual da empresa sob o ponto de vista do nível de maturidade em cada uma das dimensões apresentadas, é possível determinar em qual ponto a empresa se encontra e estabelecer um roadmap consistente para que as ações nesta área não sejam desperdiçadas. A Governança permite também que a empresa vincule os objetivos organizacionais e o processo de comunicação com o retorno esperado pelo uso de Big Data Analytics. Desta forma é possível selecionar os projetos que trarão maior retorno com menor esforço. Cria-se uma cultura empresarial para projetos de Big Data Analytics que direcionem as ações e esforços para resultados concretos.
Não basta, portanto, querer utilizar Analytics dentro das empresas. E também não basta imaginar que o uso de Big Data por si só será o diferencial para manter e expandir mercado. É necessário entender a situação da empresa, planejar e executar os projetos de Big Data Analytics com cautela e precisão. E isso só é possível através da Governança.
Celso Poderoso é coordenador dos cursos de MBA da FIAP (Arquitetura de Redes e Cloud Computing, Big Data – Data Science -, Business Intelligence), professor dos cursos de pós-graduação da FIAP. É mestre em Tecnologia, especialista em redes sociais aplicadas à Educação e economista. Atua desde 1984 na área de TI, especialmente em desenvolvimento de sistemas e banco de dados Oracle, atualmente é gerente de serviços na MicroStrategy. Possui cinco livros publicados na área de banco de dados, como SQL Curso Prático e Oracle PL/SQL 10g. Todos editados pela Novatec Editora.