Primeiro Hackday da Maratona de Aplicativos FIAP –Google 2015 acontece com sucesso

15 de agosto de 2015
Compartilhe

Em 14 de agosto, aconteceu o primeiro Hackday da Maratona de Aplicativos FIAP – Google 2015 . Alunos dos 3ºs anos dos Colégios Módulo e COPI participaram da primeira ação coordenada pelos influenciadores digitais da FIAP, Camila Achutti e Felipe Barreiros.  Os jovens contaram também com a presença dos vencedores da Maratona 2014, o grupo Visual School formado pelos integrantes Felipe Veríssimo, Bianca Caravajo, Celso Barbieri e Gabriel Tescarolo.

No começo do evento, o grupo Visual School contou sobre a construção do aplicativo vencedor, que tem uma agenda própria para que estudantes organizem suas atividades escolares com facilidade. Utilizando comandos de voz, o aplicativo tem como um de seus objetivos a inclusão de alunos com deficiências visuais ou motoras dos membros superiores, permitindo que cadastrem tarefas, horários de provas e datas de trabalhos e consultem seu calendário e de seus professores. “A minha mãe é pedagoga e nos falou da necessidade de criar aparatos tecnológicos que ajudem estudantes com deficiências. Nós fomos pesquisar no mercado para ver se já havia outros aplicativos e chegamos à conclusão que os poucos que existem contém poucas funções. A partir daí começamos a desenvolver o aplicativo com comando de voz. Sugiro que vocês façam uma pesquisa quanto a necessidades do dia a dia dos estudantes” explicou o vencedor, Felipe Veríssimo.

Já Bianca Caravajo falou sobre a emoção de estar na final e conhecer a sede do Google. “Quando chegamos lá, foi inacreditável. Pensar que estávamos no Google, foi muito emocionante” contou.

Após a conversa com os vencedores de 2014, os participantes do Hackday se dividiram em grupos de três pessoas e começaram um briefing para discutir ideias para melhorar a educação. Após a fase de ideação, os alunos prototiparam a ideia no papel já em formato de um aplicativo, trocaram informações com os outros grupos e finalizaram apresentando suas sugestões em um pitch de um minuto para cada grupo. “A ideia do Hackday é mostrar o processo de criação aos alunos, assim eles podem desenvolver ideias sozinhos e, além de participar da Maratona de Aplicativos, criar aplicativos para mudar o mundo” conclui a influenciadora digital, Camila Achutti.

materia

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir