Startup One Graduação 2015

20 de outubro de 2015
Compartilhe

Em 14 de setembro, aconteceu na FIAP a final do Startup One dos cursos de graduação em uma noite de muita inovação e empreendedorismo. O Startup One é uma competição dos projetos finais dos cursos de bacharelado da graduação – ao invés do tradicional TCC, os alunos devem criar sua própria startup como trabalho de conclusão de curso. Este ano, foram inscritos 150 trabalhos dos quais 12 apresentaram seu pitch na final. “O Startup One surgiu com uma necessidade de inovação no Trabalho de Conclusão de Curso. A nossa intenção era que fosse um projeto acadêmico, só que mais aplicável. Gostaríamos que aquele trabalho que demanda tanto tempo e energia dos alunos pudesse gerar novos produtos, novos serviços, ajudar a vida das pessoas” explicou o coordenador dos cursos de Administração e Gestão de Tecnologia da Informação da FIAP, Cláudio Carvajal.

Os cursos de Administração, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação fizeram parte da competição. Foram realizadas bancas preliminares formadas pelos professores, para selecionar os 12 finalistas. “Nós temos duas bancas em cada curso, selecionamos dois trabalhos de Administração, quatro de Engenharia da Computação e seis de Sistemas de Informação. ” esclareceu Carvajal.

A banca da final foi formada por um time de convidados empreendedores, profissionais que atuam na área de inovação e criação de startups. O júri foi composto pelo coordenador do Programa da Aceleratech – uma das maiores aceleradoras brasileira – Rafael Marchesano; a coordenadora do Programa Promessas da Endeavor – ONG que promove o empreendedorismo – Giovana Nahas; o membro do Conselho do Harvard Angels – maior grupo de investidores anjos do Brasil formado por ex-alunos de Harvard – Júlio Vidoti; o sócio da SP ventures – gestora de fundos de Venture Capital – Francisco Jardim, e o analista de Venture Capital da Invetch, Felipe Brito.

Os trabalhos impressionaram os jurados pela qualidade profissional. “Participo de competições de startups há mais de sete anos. Tenho que confessar que o nível dos trabalhos que encontrei na FIAP foram os melhores possíveis. Como investidor, vi algumas empresas onde gostaria de investir” avaliou o jurado Francisco Jardim.

Os três grupos vencedores serão anunciados no FIAP Next Festival, que acontece em 23 de outubro na Casa das Caldeiras. O melhor projeto de startup do ano ganha um curso de empreendedorismo na Babson College, em Boston (EUA).

materia

 

 

 

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir