Maratona de Aplicativos 2015

17 de novembro de 2015
Compartilhe

materia 2

 

Aconteceu em 12 de novembro, na sede do Google em São Paulo, a 3ª Maratona de Aplicativos FIAP Google. Foram inscritos mais de 300 aplicativos por cerca de 9.600 pessoas e na final 10 grupos tiveram a oportunidade de mostrar seu projeto em um pitch de dois minutos. “A Maratona de Aplicativos é um desafio que tem como objetivo incentivar a real inclusão digital dos jovens, transformando-os de meros usuários em desenvolvedores de aplicativos, preparados e capazes de resolver qualquer problema do mundo” ressalta a influenciadora digitalda FIAP, Camila Achutti.

O concurso tem abrangência nacional e desafiou jovens do Ensino Médio a desenvolveraplicativos mobile que tragam melhorias para a educação do país. Para isso, foram realizados Hackdays em diversas escolas com intuito de dar um treinamento prévio aos participantes. Além dos influenciadores digitais da FIAP, Camila Achutti e Felipe Barreiros, 45 embaixadores foram treinados para conduzir esses Hackdays. “Os alunos foram guiados para desenvolver a ideia, aprender a programar e a publicar o aplicativo no Google Play. No fim da atividade, todos saíam com o trabalho concluído e impressionados com a possibilidade de poder programar, o que para a maioria era algo praticamente impossível ” conta Felipe Barreiros.

Os 10 grupos finalistas impressionaram os jurados pela qualidade dos trabalhos. Entre eles, Daniela Gunther Ferreira – Talent Aquision da HP. ” A iniciativa é muito boa, desenvolve talentos. O que me surpreendeu positivamente foi essa visão social que os garotos têm. Inciativas como essa fazem a diferença na formação de jovens ” enfatizou.

O grande vencedor foi o grupo do aplicativo “Teacch.Me”, que já havia sido finalista na competição de 2014.  O aplicativo campeão é voltado para a educação de crianças com autismo. A equipe é formada por cinco jovens de diferentes lugares do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. “Nós nos conhecemos por meio de grupos para programadores autodidatas no Facebook. Depois de um ajudar muito o outro nas dúvidas de programação, criamos um vínculo de amizade e resolvemos formar essa equipe” conta o integrante do grupo, Thales Vinicius Fernandes.

O segundo lugar ficou com o grupo do aplicativo “My Class” e o terceiro com o “Smart Robot”. “Nos dedicamos muito para chegar até a final, passamos várias noites sem claro. Nosso grupo se dá muito bem e estar entre os vencedores é um mérito. ” relatou o grupo do aplicativo My Class.

 “Eu nunca imaginei que iria conhecer o Google algum dia. Estar entre os vencedores é uma vitória! Uma dica para os próximos participantes é ter dedicação e força para conseguir batalhar por aquilo que você acredita” explica Sofia Mitie Bello Suzuki do aplicativo Smart Robot.

Segundo a equipe campeã, a ideia de auxiliar autistas surgiu depois de muitas reuniões feitas por Skype. “Fizemos uma compilação das nossas ideias, fomos pesquisando e vendo qual era mais viável, qual teríamos um resultado mais efetivo. E o tema do autismo foi o que mais nos deu vontade de trabalhar para resolver ” conclui o vencedor Thales.

Cada integrante do grupo que ficou com o primeiro lugar ganhou um FIAP Life Pass – direito de fazer qualquer curso da FIAP em qualquer tempo -, um tablet android, uma impressora HP, um computador Google Chromebook e um Google Chromecast. O segundo lugar levou um curso da plataforma SHIFT da FIAP e o terceiro colocado o livro “Manual para sonhadores” da diretora de inovação da FIAP, Nathalie Trutmann.

Conheça os aplicativos finalistas da Maratona de Aplicativos FIAP – Google 2015

– Formação de campo para basquete

– Hora de Comer

– Lamp

– Matemágika

– Morespect

– Myclass

– Neuron

– Opining

– Smart Robot

– Teacch.me

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir