Por que escolher uma carreira em TI?
Celso Poderoso*
A demanda por profissionais de informática está bastante aquecida no Brasil. Pode-se facilmente notar, através de anúncios da imprensa especializada, que o Brasil possui características especiais para se tornar, em um curto espaço de tempo, em um pólo exportador de serviços de informática.
Desde algum tempo atrás, o Brasil vem sendo destacado pela comunidade internacional como um país com potencial para exportar serviços de computação, devido à versatilidade de sua cultura, à proximidade de horário com o maior mercado consumidor mundial (Estados Unidos) e à oferta de mão-de-obra.
O mercado é dinâmico. A tecnologia evolui todos os dias. Não existe formação que garanta posição no mercado de trabalho por muito tempo. É necessário ler, atualizar-se, fazer cursos de extensão, pós-graduação, voltar à faculdade e fazer outro curso de graduação. Enfim, é necessário romper com a idéia de uma formação estanque.
Certificação Profissional
Cada vez mais a Certificação Profissional, aquela oferecida pelas empresas que detém e criam produtos para o mercado, como Microsoft, Oracle, IBM e CISCO entre outras, é um diferencial para conseguir um emprego na área de computação.
Apesar de importantes, estas Certificações não substituem os Cursos Superiores. As Certificações habilitam o estudante a dominar uma tecnologia específica. Desta forma, ao se obter uma Certificação, obtém-se uma qualificação específica em um produto. A Certificação não dá a mesma amplitude de abordagem que um Curso Superior. O Curso Superior habilita o estudante a escolher uma dentre as várias ferramentas disponíveis, por exemplo. Com isso, através de um esforço adicional, pode-se dominar mais ferramentas e obter diferentes certificações.
O ideal é trabalhar a Certificação em paralelo com a faculdade. Os Cursos Superiores de Tecnologia, por serem mais focados e com mais aulas práticas, normalmente facilitam a obtenção de Certificação Profissional.
Celso Poderoso é coordenador dos cursos de MBA da FIAP (Arquitetura de Redes e Cloud Computing, Big Data – Data Science -, Business Intelligence), professor dos cursos de pós-graduação da FIAP. É mestre em Tecnologia, especialista em redes sociais aplicadas à Educação e economista. Atua desde 1984 na área de TI, especialmente em desenvolvimento de sistemas e banco de dados Oracle, atualmente é gerente de serviços na MicroStrategy. Possui cinco livros publicados na área de banco de dados, como SQL Curso Prático e Oracle PL/SQL 10g. Todos editados pela Novatec Editora.