Professores publicam artigo em revista conceituada pela CAPES

15 de abril de 2016
Compartilhe

O coordenador do curso de Sistemas de Informação e do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da FIAP, Agesandro Scarpioni, junto aos professores Roberto Marins e Sálvio Padlipskas, publicou artigo na revista Científica Espacios. A revista é classificada pela CAPES no estrato superior (B1) na área interdisciplinar.

O artigo “Desenvolvimento de ambiente virtual para treinamento de idosos para evitar golpes pela Internet” está disponível em: http://www.revistaespacios.com/a16v37n09/16370913.html

 

Resumo

As fraudes na internet são um problema crescente. Muitos estelionatários têm escolhido os mais idosos para vítimas de seus golpes e fraudes, pois confiam mais nas pessoas e tem capacidade reduzida de compreender os riscos tecnológicos. Os idosos são cerca de 70% das vítimas de golpes pela internet mesmo utilizando com menos frequência a rede. As vítimas deste crime muitas vezes experimentam um duplo golpe: além de perderem dinheiro, são psicologicamente afetados. Os golpes e fraudes em idosos estão virando um problema de saúde pública, pois comprometem a sobrevivência dessas pessoas, que acabam por muitas vezes doentes, nervosos, com depressão e podem até levar a morte. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um ambiente virtual onde são mostradas as fraudes mais comuns aplicadas na internet para treinar idosos para evitarem cair em golpes aplicados pela internet. No desenvolvimento foram utilizadas as melhores práticas de engenharia de software e programação, com linguagem Java e banco de dados MYSQL. Também foram utilizadas as melhores formas de interfaces com idosos. A avaliação foi feita por 5 especialistas em informática e 2 especialistas em pedagogia, que julgaram o ambiente virtual em conformidade com as normas ISO/IEC9126 e propício para ensino e interação com idosos.

logo-espacios2014

 

Nosso site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência. Gerencie seus cookies ou consulte nossa política.

Prosseguir