Projetos que Inspiram e Transformam o Amanhã – Iniciação Científica
Alguns dos melhores projetos de Iniciação Científica desenvolvidos pelos alunos dos cursos de graduação da FIAP estavam em exposição no Next FIAP Festival. Durante o evento, o público escolheu o melhor projeto exposto por votação. O campeão foi, com 24% dos votos: Dancing in the Traffic Lights.Conheça os projetos que estavam no Next FIAP Festival:MAGIC HAND (LUVA ROBÓTICA)Uma mão robótica impressa em 3D e controlada remotamente, repete os movimentos que você fizer. Basta conectar essa luva via bluetooth ou wireless. Este foi o projeto desenvolvido pelos alunos de Engenharia da Computação e Engenharia Mecatrônica.OLHO MÁGICOAtravés de reconhecimento facial e Inteligência Artificial, as portas ou acessos são abertos automaticamente. Uma tecnologia que ajuda pessoas com limitações, principalmente deficientes visuais. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia da Computação.DANCING IN THE TRAFFIC LIGHTSTecnologia aliada à conscientização no trânsito. Você entra em uma cabine, escolhe sua música preferida em uma interface de JavaScript e começa a dançar. Os seus movimentos são capturados em tempo real por um Kinect e transmitidos para o semáforo vermelho, levando entretenimento aos pedestres. Este foi o projeto desenvolvido pelos alunos de Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Sistemas de Informação, Marketing Digital & Data Science e grande vencedor por votação popular durante o Next FIAP Festival.SHAKE UR FACEPor meio de uma Inteligência Artificial criada pela equipe, o jogador reproduz as emoções descritas em um painel dançando no ritmo da música. Já o computador, interpreta o vídeo usando TensorFlow e Redes Neurais Convolucionais (CNNs) e dá uma nota para a sua expressão facial. O jogo leva alegria aos idosos, estimulando a percepção rítmica e tempo de reação coordenado. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Mecatrônica.AVALIAÇÃO NEXTOs alunos desenvolveram uma aplicação para interpretar expressões faciais usando TensorFlow e Redes neurais convolucionais (CNNs), avaliando a satisfação dos participantes no Next. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Mecatrônica.AR EXPERIENCE BOOKUma experiência de Realidade Aumentada, que usa elementos gráficos em 3D, gamificados e ativados por QR Codes, para a leitura de um livro interativo com temática Viking. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Jogos Digitais.FANCY ARCADEUm videogame Arcade retrô e portátil, combinando nostalgia e inovação tecnológica. O console foi inteiramente desenvolvido pelos alunos de Jogos Digitais, com seus games incluídos.VR EXPERIENCEDuas experiências imersivas de terror. Ambas utilizaram realidade virtual e foram desenvolvidas pelos alunos de Jogos Digitais e Produção Multimídia.UP! MOVEDispositivo vestível que proporciona maior mobilidade aos deficientes visuais: um colete detecta objetos próximos e informa a distância deles ao usuário por meio de motores de vibração, aliado a um aplicativo de celular que funciona como um GPS com controle de voz. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação.GOLEIRO ROBÔQuando um jogador chuta a gol, uma câmera faz o reconhecimento da trajetória da bola e posiciona um motor servo de alta potência para que a defesa seja feita. Pode ser utilizado em treinamentos de jogadores ou como entretenimento. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação.BATERIA ELÉTRICAComo tocar uma bateria sem saber nada sobre o instrumento? Usando uma partitura em XML e áudio, primeiro você escolhe a música. Depois, por meio de Inteligência Artificial integrada, vai saber qual PAD (tambor com sensor que capta vibrações) deve acionar. A programação é feita em Arduino e interface gráfica, pelo jogo Phase Shift. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.AUTORAMADesenvolvido na FIAP com tecnologias como impressão 3D e corte digital, este Autorama customizado tem carros controlados por ondas cerebrais através do Neurosky, um dispositivo que mede as ondas cerebrais. Quanto maior a sua concentração, maior a velocidade alcançada pelo carrinho. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia da Computação e Engenharia Mecatrônica.SANDBOXEm uma caixa de areia de 1 m2 é montado um circuito off-road. O Kinect faz a leitura do relevo em escalas de cinza e envia essa imagem ao computador para ser processada e tratada. A partir disso, você pode dirigir um carro utilizando volante e pedais no terreno que criou. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Jogos Digitais, Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica.THE GUARDIANHumanoides robóticos podem ser utilizados em diversas finalidades, tanto em cuidados quanto em salvamentos em desastres naturais. O Projeto The Guardian visa o estudo da robótica com inteligência artificial, para que os robôs façam os trabalhos mais repetitivos e nocivos para preservar a vida e o tempo humano. O projeto foi desenvolvido pelos alunos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.
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