Ahpas Digital Marketing Challenge
AHPAS e alunos da FIAP unidos no desafio de ajudar crianças com câncer
Desde 1999, a AHPAS – Associação Helena Piccardi de Andrade Silva – vem ajudando crianças e adolescentes com câncer e em situação de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, oferecendo um serviço de transporte seguro e confortável para que o paciente e um acompanhante possam dar continuidade regular ao tratamento oncológico, levando-os ao hospital e trazendo-os de volta ao lar. Este tipo de apoio amplia as chances de cura pois, de acordo com especialistas, dificuldade com o transporte é um dos grandes fatores de desistência do tratamento.
Em 31 de março de 2020, os alunos do 2º ano de Marketing Digital & Data Science da FIAP aceitaram o desafio proposto pela AHPAS (pronuncia-se “a paz”): Desenvolver o plano estratégico para expandir a atuação em social media da AHPAS, com aumento do engajamento dos seguidores e da quantidade de doadores fixos da AHPAS. Desde então, os estudantes mergulharam nos projetos, pensando em soluções inovadoras para ajudar a AHPAS.
Com mentoria dos profissionais da ONG e dos professores da FIAP, desenvolveram quatro projetos que foram avaliados em 5 de junho por uma banca composta por voluntárias da AHPAS – Cleila Teodoro da Silva, Leda Maria Bedearski e Roberta Desidério Cabral – e professores da FIAP – Débora Richter, Felipe Iszlaji, Henrique Cordeiro e Marcos Crivelaro. O grupo Amba, composto por Ana Ribeiro, Angélica Soares, Beatriz Maria e Mário Butori foi o primeiro a apresentar seu projeto, que focou na melhoria do Instagram da instituição para atingir um público maior para o bazar realizado pela ONG.
Em seguida, foi a vez do grupo Insanity, de Gabriel Barberino e Gustavo Lopes, que inovou sugerindo a realização de lives pelo Twitch.
O grupo Unitatis, composto por Anna Beatriz, Daniel Martins, Júlia Godinho e Rodolfo Santos, focou seu projeto na utilização do Linkedin para aproximar a AHPAS das empresas por meio de parcerias.
O grupo Ventana, de Bruno Costa, Felipe Vieira, Florence Gaston, Renato Mantovani e Saulo Santos apresentou um projeto baseado em marketing de conteúdo com o auxílio dos parceiros que a ONG já tem para aumentar o engajamento e o fortalecimento da marca.
Todos os projetos foram muito elogiados pela banca. Os vencedores serão conhecidos no FIAP NEXT Festival, que deverá acontecer no final do segundo semestre.
por: Leda Arashiro
![](https://s3.amazonaws.com/wpfiap/wp-content/uploads/2024/11/shutterstock_24803443231-e1732630090506.jpg)
![](https://s3.amazonaws.com/wpfiap/wp-content/uploads/2024/11/thumbnail_UmBloco-Web-Summit-Portugal-1-e1731600245693.jpg)
![](https://s3.amazonaws.com/wpfiap/wp-content/uploads/2024/10/f7d3bb8f-02c7-41de-829e-49929a50d124-e1730381462283.jpeg)
![](https://s3.amazonaws.com/wpfiap/wp-content/uploads/2024/10/shutterstock_2486762935-1-e1729713008974.jpg)