GUSTAVO GALEGALE, COORDENADOR DA FIAP, PARTICIPA DO ANGOTIC 2024, EVENTO DE TECNOLOGIA EM ANGOLA
- “O impacto da Big Data na Medicina” juntamente com Cristina Caldeira, DPO do município de Lisboa, Jeremias Agostinho, médico angolano e Alexsandro Silva, da TIS tecnologia. Durante a sessão, discutiram os desafios que Angola enfrenta com o aumento do alcance de seu sistema de saúde e como ter dados atualizados permitem um tratamento melhor. Professor Galegale trouxe o caso da Arpia, uma startup formada na FIAP e acelerada pela Rock New Ventures (RNV), que desenvolveu uma plataforma que permite a gravação e a transcrição de consultas médicas seguida pela geração rápida de um prontuário completo e fiel à consulta, permitindo o tratamento humanizado com uma abordagem centrada no paciente.
- “Ética no uso de Inteligência Artificial” ao lado dos participantes Paula Meira Lourenço, Presidente da Comissão Nacional da Autoridade de Proteção de Dados de Portugal, e Ololade Shyllon, Head of privacy policy for Africa e Orit Fredkof da Cyber Elta de Israel. O tema discutido foi os avanços das pesquisas em IA e fundamentos éticos para que o avanço seja sustentável. Neste ponto, o coordenador trouxe uma conexão com a construção do algoritmo FairMATCH da startup Fair Money, também criada na FIAP e acelerada pela RNV, que utiliza IA na conexão entre financiadores e empresários que precisam de antecipação de recebíveis, mantendo princípios éticos e não discriminatórios como parte de seu núcleo.
- “Marketing de Precisão com IA” contando com Luis Curvelo da ITGest e Dr. Felix Zola, Diretor Nacional da PSI Angola. Debateram sobre como a IA pode atuar de maneira poderosa, personalizando os anúncios e peças publicitárias para atender as preferências de cada usuário, aumentando exponencialmente a chance do “click”. Professor Galegale trouxe também um case prático de utilização de IA na esteira do marketing digital com a Miggo Marketing, outra startup criada na FIAP e acelerada pela RNV, que utiliza IA para automatizar a gestão de mídias sociais de pequenos negócios, atuando desde o entendimento da marca, sua visão e seu propósito, bem como a definição, criação e postagem de conteúdo personalizado para cada empresa, levando em conta o perfil dos clientes, a linguagem necessária e os padrões visuais.
” O evento foi espetacular e superou todas as expectativas. A oportunidade de trazer um pouco do que fazemos na FIAP e compartilhar as experiências e o aprendizados com os participantes foi gratificante”, comentou o coordenador sobre o evento.