O Festival anual de tecnologia,
inovação
e criatividade da FIAP
SCHOOL

Future Fest é o futuro pensado e criado pelos nossos alunos e alunas.

Do Fundamental I ao Ensino Médio, propomos grandes desafios: cada turma cria um projeto real
do zero, utilizando ferramentas de Cultura Maker, Inteligência Artificial, Engenharia, Robótica, entre
outras. É assim, na FIAP School estudantes são mais do que estudantes: são makers, criativos,
inspiradores. E aplicam tudo o que aprenderam em 2024 para criar soluções na prática que ajudem
a transformar o mundo em um lugar mais sustentável e humano, a partir dos ODS (Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

A programação inclui: Challenges, Projetos Makers, Exposições, Gameplays, CUPs, entre outras
atrações interativas. E inclui também o orgulho de ver nossos alunos e alunas serem protagonistas
do próprio aprendizado, contribuindo para construir um amanhã mais feliz para todos nós.

Projetos makers

Selecione sua turma
  • Fundamental 1 – 1º Ano
  • Fundamental 1 – 2º ano
  • Fundamental 1 – 3º ano
  • Fundamental 1 – 4º ano
  • Fundamental 1 – 5º ano
  • Fundamental 2 – 6º ano
  • Fundamental 2 – 7º ano
  • Fundamental 2 – 8º ano
  • Fundamental 2 – 9º ano
  • Ensino Médio Regular – 1º Ano
  • Ensino Médio Regular – 2º Ano
  • Ensino Médio Regular – 3º Ano
  • Ensino Médio Técnico – 1ª Série
  • Ensino Médio Técnico – 2ª Série
  • Ensino Médio Técnico – 3ª Série
  • ATRAÇÃO ESPECIAL – IA EXPERIENCE

Fundamental 1
• 1º Ano • 4º Andar - Sala de Judô

BUZZ GUARDIANS

DESAFIO

Construír máquinas pré-cinema, como Praxinoscópio, Flipbook e Zootropo, para demonstrar o papel vital dos insetos polinizadores para a biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas. Um projeto que conscientiza nossos alunos e alunas sobre a importância da preservação ambiental.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Arte e Matemática: Criação de desenhos e formas geométricas.

Ciências: Aplicação do conhecimento científico para explorar a diversidade da vida e a importância dos ecossistemas. Valorização e preservação da biodiversidade, promovendo a sustentabilidade.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
13 - Ação contra a Mudança Global do Clima
15 - Vida Terrestre

Fundamental 1
• 2º ano • 4º Andar - Sala 406

FOREST HERO

DESAFIO

Criar e implementar sistemas de alerta precoce para incêndios florestais, utilizando tecnologia mimética para não interferir na natureza. O futuro das florestas começa assim: com soluções inteligentes e sustentáveis.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Matemática: Unidades de medida, formas geométricas e sua relação com a base/construção.

Arte: Desenho 3D e técnicas de pintura.

História e Geografia: Utilização do conhecimento científico para entender e explicar a dinâmica dos ecossistemas e a importância da preservação ambiental. Desenvolvimento do pensamento crítico para encontrar soluções para as questões ambientais.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
13 - Ação contra a Mudança Global do Clima
15 - Vida Terrestre

Fundamental 1
• 3º ano • 4º Andar - Sala de Ginástica

CLEAN ENERGY

DESAFIO

Construir luminárias sustentáveis utilizando tecnologias de energia renovável (solar, eólica e mecânica). Com foco na construção e design dessas luminárias, o projeto promove a conscientização sobre o impacto ambiental das escolhas energéticas e incentiva a adoção de práticas mais sustentáveis.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Arte: Volumetria e representação gráfica de objetos e pessoas com sombra e tipografias, uso da sombra nas letras e criação de cenários com luz e sombra.

Ciências: Estudo dos meios para a geração de energia sustentável e seus benefícios para conter o avanço do aquecimento global. Diversos tipos de poluição, incluindo a poluição luminosa e seus impactos naturais.

História e Geografia: Geração de energia limpa e seus impactos para o meio ambiente.

Matemática: Unidades de medida.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
7 - Energia Limpa e Acessível
12 - Consumo e Produção Responsáveis

Fundamental 1
• 4º ano • 5º Andar - Sala 509

ECO WHEELS

DESAFIO

Desenvolver pequenos veículos controlados (Eco Wheels), capazes de recolher lixo em uma arena com o tema Cidade Inteligente. Os Eco Wheels foram construídos e configurados pelos nossos alunos e alunas. E os visitantes podem pilotar os veículos e recolher os resíduos dispostos na arena.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Arte: Representação espacial de ruas e prédios por meio de perspectiva e ponto de fuga. Representação de desenhos volumétricos em 3D.

Ciências: Fontes de energia natural, renovável e não renovável. A importância da reciclagem.

História e Geografia: Linha do tempo e caminhos percorridos pelo homem (mobilidade humana, da Pré-história aos dias atuais). Brasil e suas regiões (meios de transportes).

Matemática e Geometria: Figuras planas e não planas. Sólidos geométricos (poliedros). Simetria. Álgebra: resolução de problemas não convencionais. Grandezas de medidas: comprimento, massa e tempo.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
13 - Ação contra a Mudança Global do Clima

Fundamental 1
• 5º ano • 5º Andar - Sala 506

FIT PLAY

DESAFIO

Desenvolver jogos virtuais com o tema Olimpíadas e foco em esportes e atividades físicas. Cada controle utiliza uma placa Microbit capaz de detectar movimentos do usuário. E os visitantes podem utilizar os movimentos do próprio corpo para interagir com os jogos.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Arte: Representação espacial com o uso de dois pontos de fuga, representação e entendimento da realidade.

Ciências: Estudo e pesquisa sobre os ODS da ONU relacionados.

História e Geografia: Origem das Olimpíadas.

Matemática: Linha do tempo e unidades de medida.

Produção e Interpretação de Textos: Storytelling e roteiro.

Educação Física: Jogos e esportes

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
3 - Saúde e Bem-Estar
4 - Educação de Qualidade
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

Fundamental 2
• 6º ano • 8º Andar - Teatro (Fundo)

STORM TRACKERS

DESAFIO

Projetar e desenvolver uma estação meteorológica capaz de alertar as pessoas sobre tempestades e possiveis situações de risco, utilizando para isso Mecânica e Eletrônica. Um projeto em que nossos alunos e alunas, por meio da tecnologia, ajudam a prever variações climáticas.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Física: Velocidade, aceleração e transformação de energia

Língua Portuguesa: Propaganda, linguagem verbal e não verbal.

Artes: Desenho 3D e técnicas de pintura.

História e Geografia: Tipos de relevos, correntes de ar e mudança climática

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura
13 - Ação contra a Mudança Global do Clima

Fundamental 2
• 7º ano • 8º Andar - Teatro (Palco + Frente)

ROVER EXPLORER

DESAFIO

Criar um Rover explorador. Cada time construiu um robô capaz de se locomover e explorar ambientes diversos, como a Lua ou Marte, e recolher amostras dos ambientes por onde passa. E assim nossos alunos e alunas transformaram a sala de aula em laboratório para explorar outros planetas.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Ciências: Formação dos planetas, tipos de relevo, as 3 Leis de Newton.

Língua Portuguesa: Fábulas, fato e opinião.

História e Geografia: Relevo, corrida espacial e a influência da Lua no planeta Terra.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura
13 - Ação contra a Mudança Global do Clima

Fundamental 2
• 8º ano • 5º Andar - Sala 502

Acqua Robot

DESAFIO

Desenvolver uma embarcação robótica, utilizando Arduíno e servomotores, com o objetivo de coletar resíduos sólidos nas superfícies de rios e lagos poluídos. Neste projeto, os alunos e alunas usaram a tecnologia para promover a preservação do nosso sistema hídrico.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Ciências: Eletricidade (componentes de um circuito, materiais isolantes e condutores). Meteorologia (previsão do tempo e fatores de medição).

Matemática: Equações com duas variáveis, sequências e proporções.

Lingua Portuguesa: Repertório cultural, conectivos e verbos.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura
14 - Vida na Água

Fundamental 2
• 9º ano • 3º Andar - Sala 301 (Maker Lab)

Kinematic

DESAFIO

Construir braços robóticos avançados, para serem utilizados em ambientes como cirurgias remotas, na agricultura sustentável e na indústria 4.0. Um projeto em que nossos alunos e alunas exploraram a tecnologia e a inovação para resolver desafios de segurança reais, contribuindo para proteger vidas.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Matemática: Teoria de conjuntos, potências, probabilidade, estatística e equações do 1ºgrau.

Língua Portuguesa: Produção de texto, utilização de linguagem objetiva e clara, Ortografia.

História e Geografia: Revolução Industrial.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
3 - Saúde e Bem-Estar
4 - Educação de Qualidade
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

Ensino Médio Regular
• 1º Ano • 3º Andar - Sala 305 (Mini Maker)

MOTION DEVICE

DESAFIO

Criar um robô controlado por gestos para enfrentar desafios de mobilidade em ambientes urbanos. Essa tecnologia inovadora promove acessibilidade e segurança sem contato físico direto, integrando-se ao ecossistema de uma cidade inteligente e facilitando a interação dos cidadãos com seu ambiente.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Matemática: Sequências numéricas, matemática financeira, proporcionalidade, razões trigonométricas, Lei dos Senos e Cossenos.

Química: Substâncias e misturas, ácidos e bases, ligações iônicas.

Física: Movimento uniforme e Leis de Newton.

História e Geografia: Ruralização e urbanização, transformação da paisagem geográfica no processo histórico.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura
11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Ensino Médio Regular
• 2º Ano • 7º Andar - Sala 702

Game Hub

DESAFIO

Desenvolver miniarcades educacionais. Utilizando ferramentas avançadas de produção de jogos digitais, nossos alunos e alunas transformaram o aprendizado em uma experiência lúdica e envolvente. Cada game foi projetado para ensinar conteúdos específicos, mostrando que é possível aprender de forma divertida.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Física: Ondulatória, termologia, óptica e unidades de medida.

História e Geografia: Etnocentrismo, regionalização, diversidade e pluralismo cultural.

Matemática: Análise combinatória, matrizes e sistemas lineares. Poliedros. Geometria espacial de posição.

Química: Ácidos e bases, termoquímica.

Língua Portuguesa: Ortografia, norma culta e recursos de linguagem.

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
12 - Consumo e Produção Responsáveis

Ensino Médio Regular
• 3º Ano • 3º Andar - Sala 303 (Innovation Lab)

REAL CHALLENGE

DESAFIO

A TEC TOY desafiou os alunos e alunas do 3º ano a utilizarem a tecnologia para reinventar grandes clássicos como o Pense Bem, Master System, entre outros. Cada equipe realizou um pitch de seu projeto para uma banca de empresários e investidores, demonstrando suas soluções, modelos de negócio e o potencial impacto no mercado.

CONEXÕES COM
A
GRADE CURRICULAR:

Este projeto promove o aprendizado interdisciplinar e prático, envolvendo diversas áreas do conhecimento como:

Matemática: Estatística, probabilidade, taxa de variação média, finanças.

Língua Portuguesa: Fato ou fake, leitura e análise, produção de documentação formal

ODS DA ONU RELACIONADOS AO PROJETO:
4 - Educação de Qualidade
8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

Ensino Médio Técnico
• 1ª Série • 3º Andar - Game Dev Lab

UX-HACKING FOR GOOD

DESAFIO

Desenvolver um website completo em HTML, CSS e Javascript, utilizando conhecimentos e ferramentas de Design Thinking, UX, Inteligência Artificial, front e back-end. Assim, nossos alunos e alunas programam um mundo melhor por meio da tecnologia e da inovação.

Ensino Médio Técnico
• 2ª Série • 7º Andar - Lab 710

DATA BASE FOR GOOD

DESAFIO

Desenvolver novas formas de integração com a IA Gemini em programas escritos com NODE, utilizando uma base de dados em MongoDB. Assim, nossos alunos e alunas implementaram soluções para a criação de um Chatbot com o tema Empresas B-Corp. Mais uma jornada inspirada pelo poder da tecnologia.

Ensino Médio Técnico
• 3ª Série • 5º Andar - Sala 508

STARTING UP

DESAFIO

Criar uma startup inovadora, com soluções tecnológicas conectadas aos componentes curriculares aprendidos durante os anos de formação no Ensino Médio Técnico. Após um ano de mentoria, cada equipe apresentou suas ideias em um pitch de 5 minutos para uma banca de avaliação formada por profissionais do mercado.

ATRAÇÃO ESPECIAL
IA EXPERIENCE

IA EXPERIENCE

Atração especial

Uma experiência imersiva única que transporta os visitantes do Future Fest para uma viagem ao futuro.

COMO FUNCIONA

• Ao entrar em uma sala imersiva, você vivenciará a simulação de uma viagem no tempo.

• Na tela, uma mensagem convidará você a colocar um fone de ouvido com microfone e a apertar o botão central quando estiver pronto para começar.

• Uma voz robótica introduzirá a experiência, orientando você a descrever, com o máximo de detalhes possível, como imagina seu futuro.

• Ao fazer isso, uma Inteligência Artificial processará a descrição e, em seguida, exibirá uma imagem que reflete fielmente a sua visão do futuro.

GUIA FUTURE FEST

Veja o Mapa e encontre os projetos dos
alunos e alunas da FIAP SCHOOL aqui

guia future fest

Estacionamento

Estacionamentos próximos
da FIAP SCHOOL

  • Singular Park - Av. lins de Vasconcelos, 1048 - Cambuci
  • J'TANS'PARK - Rua Inglês de Sousa, 85 - Jardim da Gloria
  • STOP'N GO - R. Heitor Peixoto, 496 - Cambuci

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Se você ainda não conhece a FIAP School, confirme sua presença no FUTURE FEST aqui.

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Um encontro inspirador, para toda a família dos nossos alunos e alunas.

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