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Buzz Guardian
Fundamental I - 1º ano
Com o Buzz Guardians, os pequenos aprendem a importância dos insetos polinizadores por meio da montagem e operação do praxinoscópio, explorando o funcionamento das engrenagens e alavancas que animam imagens refletidas em espelhos.
Além de promover a conscientização ambiental, o projeto introduz conceitos básicos de física e mecânica, incentivando a criatividade e o aprendizado interativo.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Tecnologias utilizadaS
Impressão 3D
Corte a laser
Praxinoscópio e Modelagem 3D
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
15 – Vida Terrestre
Forest Hero
Fundamental I - 2º ano
O aumento de incêndios florestais representa uma ameaça significativa para os ecossistemas, a vida selvagem e a qualidade do ar.
O Forest Hero, que possui um detector de fumaça que ativa a irrigação do ambiente, tem como objetivo ensinar aos alunos e alunas como construir e implementar sistemas de alerta precoce para incêndios florestais, utilizando tecnologia mimética para não interferir na vida selvagem.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Tecnologias utilizadaS
Impressão 3D
Corte a laser
Ferramentas Maker
Desenho Técnico
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
15 – Vida Terrestre
Clean Energy
Fundamental I - 3º ano
O projeto Clean Energy tem como objetivo inspirar os estudantes a compreender e aplicar tecnologias de energia renovável (energia solar, eólica e mecânica) por meio da criação de luminárias sustentáveis.
Focando na construção e design dessas luminárias, o projeto busca promover a conscientização sobre o impacto ambiental das escolhas energéticas e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Tecnologias utilizadaS
Impressão 3D
Corte a laser
Modelagem 3D
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
7 - Energia Limpa e Acessível
12 – Consumo e Produção Responsáveis
Ecowheels
Fundamental I - 4º ano
Nas cidades, os problemas decorrentes de efeitos climáticos, como enchentes, quedas de árvores e dispersão de lixo incorretamente descartado, destacam a urgência de soluções eficazes.
Com o projeto Ecowheels, as crianças desenvolvem veículos personalizados com capacidade para coletar e transportar lixo e detritos, contribuindo para desobstruir ruas e realizar a manutenção urbana após eventos climáticos severos.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.
Tecnologias utilizadaS
Controle de motores
Eletrônica
Programação
Modelagem 3D
Impressão 3D
Corte a laser
Elementos de máquinas
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
Fit Play
Fundamental I - 5º ano
Diante da importância de promover um estilo de vida mais saudável, surge a necessidade de criar um projeto que estimule a atividade física de maneira divertida. O Fit Play integra tecnologia e movimento para engajar os estudantes na criação de jogos que incentivem a prática de exercícios.
O projeto foca no desenvolvimento de habilidades em programação e inovação tecnológica ao mesmo tempo em que promove estilos de vida saudáveis.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos, Educação Física.
Tecnologias utilizadaS
Placas de desenvolvimentos
Sensores
Algoritmos
Protocolos de comunicação
Modelagem 3D
Impressão 3D
Corte a laser
Game Design
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
3 – Saúde e Bem-Estar
4 – Educação de Qualidade
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Storm Trackers
Fundamental II - 6º ano
Condições climáticas adversas podem se transformar em desastres quando não estamos adequadamente preparados. A falta de acesso a dados meteorológicos precisos e em tempo real pode resultar em respostas tardias e ineficazes, colocando vidas em risco e causando danos materiais significativos.
No projeto Storm Trackers, desenvolvido com Arduino, os alunos e alunas coletam dados meteorológicos e os analisam em tempo real para prever e alertar sobre condições climáticas hostis iminentes.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.
Tecnologias utilizadaS
Desenho Técnico
Eletrônica
Micro-controladores
Modelagem 2D/3D
Ferramentas Maker
Impressão 3D
Corte a laser
Programação
Técnicas de pitch
Sensores
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
Rover Explorer
Fundamental II - 7º ano
A busca por expandir nosso conhecimento e presença além da Terra requer soluções criativas e tecnológicas avançadas.
Com o Rover Explorer, os estudantes desenvolvem rovers capazes de explorar terrenos simulados lunares e marcianos. O projeto visa incentivar a curiosidade científica, promover habilidades de resolução de problemas e destacar a importância das descobertas espaciais e avanços tecnológicos.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.
Tecnologias utilizadaS
Impressão 3D
Corte a laser
Modelagem 3D
Construção
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima
Acqua Robot
Fundamental II - 8º ano
Neste projeto, os alunos e alunas trabalham com uma solução que limpa nossos ecossistemas aquáticos e os protege de futuras agressões.
O Aqua Robot é um sistema inovador de recolhimento de resíduos aquáticos, controlado por meio de um aplicativo Bluetooth. Não é apenas uma ideia ousada, mas uma promessa tangível de restaurar a pureza de nossos rios e praias.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.
Tecnologias utilizadaS
Protocolos de comunicação
Modelagem 3D
Impressão 3D
Corte a laser
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
14 – Vida na Água
Kinematic
Fundamental II - 9º ano
Neste projeto, os adolescentes desenvolvem o design e a construção de braços robóticos avançados, concebidos para lidar com tarefas em ambientes perigosos, como cirurgias remotas, agricultura sustentável e indústria 4.0.
A criação do Kinematic impulsiona habilidades essenciais em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e promove a importância da robótica na segurança e proteção humana.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.
Tecnologias utilizadaS
Arduino
Modelagem 3D
Impressão 3D
Corte a laser
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
3 – Saúde e Bem-Estar
4 – Educação de Qualidade
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Motion Device
Ensino Médio - 1º ano Regular
Com o Motion Device, os estudantes são desafiados a desenvolver um robô controlado por gestos manuais, promovendo a acessibilidade e a segurança sem contato físico direto.
O Motion Device se integra perfeitamente ao ecossistema urbano inteligente, facilitando a interação dos cidadãos com objetos e ambientes diversos, além de contribuir para a eficiência e a qualidade de vida na cidade.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Química, Física, Produção e interpretação de textos.
Tecnologias utilizadaS
ESP32
Modelagem 3D
Impressão 3D
Corte a laser
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Game Hub
Ensino Médio - 2º ano Regular
O Game Hub traz arcades interativos que abordam e educam sobre temas como sustentabilidade, justiça social, cultura e tecnologia. Com o projeto, os jovens desenvolvem habilidades em programação e design de jogos.
Iluminados por fitas luminescentes e LEDs RGB, os arcades proporcionam uma experiência imersiva, em que cada jogo se torna uma porta de entrada para o aprendizado sobre importantes questões globais.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Química, Física, Produção e interpretação de textos.
Tecnologias utilizadaS
Desenho Técnico
Eletrônica
Game Design
Modelagem 2D/3D
Impressão 3D
Corte a laser
Técnicas de pitch
Ferramentas Maker
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
12 – Consumo e Produção Responsáveis
Real Challenge
Ensino Médio - 3º ano Regular
A empresa TEC TOY, em parceria com a FIAP, desafiou os alunos e alunas a utilizarem a tecnologia para reinventar grandes clássicos como o Pense Bem, Master System, entre outros.
Além disso, cada equipe desenvolve um pitch de seu projeto para um painel de empresários e investidores, demonstrando suas soluções, modelos de negócio e o potencial impacto no mercado.
Disciplinas relacionadas:
Arte, Matemática, Química, Física, Produção e interpretação de textos, História e Geografia.
Tecnologias utilizadaS
Técnicas de pitch
Trabalho em equipe
Programação
Comunicação efetiva
Pensamento crítico e inovador
Empreendedorismo
OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):
4 – Educação de Qualidade
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Ux Hacking for Good
Ensino Médio - 1º ano Técnico
Desafio
Desenvolver um website completo em HTML, CSS e Javascript, utilizando conhecimentos e ferramentas de Design Thinking, UX, Inteligência Artificial, front e back-end. Assim, nossos alunos e alunas programam um mundo melhor por meio da tecnologia e da inovação.
Data Base for Good
Ensino Médio - 2º ano Técnico
Desafio
Desenvolver novas formas de integração com a IA Gemini em programas escritos com NODE, utilizando uma base de dados em MongoDB. Assim, nossos alunos e alunas implementaram soluções para a criação de um Chatbot com o tema Empresas B-Corp. Mais uma jornada inspirada pelo poder da tecnologia.
Starting Up
Ensino Médio - 3º ano Técnico
Desafio
Criar uma startup inovadora, com soluções tecnológicas conectadas aos componentes curriculares aprendidos durante os anos de formação no Ensino Médio Técnico. Após um ano de mentoria, cada equipe apresentou suas ideias em um pitch de 5 minutos para uma banca de avaliação formada por profissionais do mercado.