Logotipo do guia do Future Fest

SELECIONE E EXPLORE O EVENTO

CONHEÇA OS

projetos

Scroll

Buzz Guardian

Fundamental I - 1º ano

Com o Buzz Guardians, os pequenos aprendem a importância dos insetos polinizadores por meio da montagem e operação do praxinoscópio, explorando o funcionamento das engrenagens e alavancas que animam imagens refletidas em espelhos.

Além de promover a conscientização ambiental, o projeto introduz conceitos básicos de física e mecânica, incentivando a criatividade e o aprendizado interativo.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Tecnologias utilizadaS

Impressão 3D

Corte a laser

Praxinoscópio e Modelagem 3D

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima

15 – Vida Terrestre

Forest Hero

Fundamental I - 2º ano

O aumento de incêndios florestais representa uma ameaça significativa para os ecossistemas, a vida selvagem e a qualidade do ar.

O Forest Hero, que possui um detector de fumaça que ativa a irrigação do ambiente, tem como objetivo ensinar aos alunos e alunas como construir e implementar sistemas de alerta precoce para incêndios florestais, utilizando tecnologia mimética para não interferir na vida selvagem.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Tecnologias utilizadaS

Impressão 3D

Corte a laser

Ferramentas Maker

Desenho Técnico

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima

15 – Vida Terrestre

Clean Energy

Fundamental I - 3º ano

O projeto Clean Energy tem como objetivo inspirar os estudantes a compreender e aplicar tecnologias de energia renovável (energia solar, eólica e mecânica) por meio da criação de luminárias sustentáveis.

Focando na construção e design dessas luminárias, o projeto busca promover a conscientização sobre o impacto ambiental das escolhas energéticas e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Tecnologias utilizadaS

Impressão 3D

Corte a laser

Modelagem 3D

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

7 - Energia Limpa e Acessível

12 – Consumo e Produção Responsáveis

Ecowheels

Fundamental I - 4º ano

Nas cidades, os problemas decorrentes de efeitos climáticos, como enchentes, quedas de árvores e dispersão de lixo incorretamente descartado, destacam a urgência de soluções eficazes.

Com o projeto Ecowheels, as crianças desenvolvem veículos personalizados com capacidade para coletar e transportar lixo e detritos, contribuindo para desobstruir ruas e realizar a manutenção urbana após eventos climáticos severos.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Tecnologias utilizadaS

Controle de motores

Eletrônica

Programação

Modelagem 3D

Impressão 3D

Corte a laser

Elementos de máquinas

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima

Fit Play

Fundamental I - 5º ano

Diante da importância de promover um estilo de vida mais saudável, surge a necessidade de criar um projeto que estimule a atividade física de maneira divertida. O Fit Play integra tecnologia e movimento para engajar os estudantes na criação de jogos que incentivem a prática de exercícios.

O projeto foca no desenvolvimento de habilidades em programação e inovação tecnológica ao mesmo tempo em que promove estilos de vida saudáveis.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos, Educação Física.

Tecnologias utilizadaS

Placas de desenvolvimentos

Sensores

Algoritmos

Protocolos de comunicação

Modelagem 3D

Impressão 3D

Corte a laser

Game Design

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

3 – Saúde e Bem-Estar

4 – Educação de Qualidade

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Storm Trackers

Fundamental II - 6º ano

Condições climáticas adversas podem se transformar em desastres quando não estamos adequadamente preparados. A falta de acesso a dados meteorológicos precisos e em tempo real pode resultar em respostas tardias e ineficazes, colocando vidas em risco e causando danos materiais significativos.

No projeto Storm Trackers, desenvolvido com Arduino, os alunos e alunas coletam dados meteorológicos e os analisam em tempo real para prever e alertar sobre condições climáticas hostis iminentes.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.

Tecnologias utilizadaS

Desenho Técnico

Eletrônica

Micro-controladores​

Modelagem 2D/3D

Ferramentas Maker

Impressão 3D

Corte a laser

Programação

Técnicas de pitch

Sensores

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima

Rover Explorer

Fundamental II - 7º ano

A busca por expandir nosso conhecimento e presença além da Terra requer soluções criativas e tecnológicas avançadas.

Com o Rover Explorer, os estudantes desenvolvem rovers capazes de explorar terrenos simulados lunares e marcianos. O projeto visa incentivar a curiosidade científica, promover habilidades de resolução de problemas e destacar a importância das descobertas espaciais e avanços tecnológicos.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.

Tecnologias utilizadaS

Impressão 3D

Corte a laser

Modelagem 3D

Construção

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima

Acqua Robot

Fundamental II - 8º ano

Neste projeto, os alunos e alunas trabalham com uma solução que limpa nossos ecossistemas aquáticos e os protege de futuras agressões.

O Aqua Robot é um sistema inovador de recolhimento de resíduos aquáticos, controlado por meio de um aplicativo Bluetooth. Não é apenas uma ideia ousada, mas uma promessa tangível de restaurar a pureza de nossos rios e praias.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.

Tecnologias utilizadaS

Protocolos de comunicação

Modelagem 3D

Impressão 3D

Corte a laser

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

14 – Vida na Água

Kinematic

Fundamental II - 9º ano

Neste projeto, os adolescentes desenvolvem o design e a construção de braços robóticos avançados, concebidos para lidar com tarefas em ambientes perigosos, como cirurgias remotas, agricultura sustentável e indústria 4.0.

A criação do Kinematic impulsiona habilidades essenciais em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e promove a importância da robótica na segurança e proteção humana.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Ciências, História e Geografia, Produção e interpretação de textos.

Tecnologias utilizadaS

Arduino

Modelagem 3D

Impressão 3D

Corte a laser

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

3 – Saúde e Bem-Estar

4 – Educação de Qualidade

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Motion Device

Ensino Médio - 1º ano Regular

Com o Motion Device, os estudantes são desafiados a desenvolver um robô controlado por gestos manuais, promovendo a acessibilidade e a segurança sem contato físico direto.

O Motion Device se integra perfeitamente ao ecossistema urbano inteligente, facilitando a interação dos cidadãos com objetos e ambientes diversos, além de contribuir para a eficiência e a qualidade de vida na cidade.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Química, Física, Produção e interpretação de textos.

Tecnologias utilizadaS

ESP32

Modelagem 3D

Impressão 3D

Corte a laser

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Game Hub

Ensino Médio - 2º ano Regular

O Game Hub traz arcades interativos que abordam e educam sobre temas como sustentabilidade, justiça social, cultura e tecnologia. Com o projeto, os jovens desenvolvem habilidades em programação e design de jogos.

Iluminados por fitas luminescentes e LEDs RGB, os arcades proporcionam uma experiência imersiva, em que cada jogo se torna uma porta de entrada para o aprendizado sobre importantes questões globais.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Química, Física, Produção e interpretação de textos.

Tecnologias utilizadaS

Desenho Técnico

Eletrônica

Game Design

Modelagem 2D/3D

Impressão 3D

Corte a laser

Técnicas de pitch

Ferramentas Maker

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

12 – Consumo e Produção Responsáveis

Real Challenge

Ensino Médio - 3º ano Regular

A empresa TEC TOY, em parceria com a FIAP, desafiou os alunos e alunas a utilizarem a tecnologia para reinventar grandes clássicos como o Pense Bem, Master System, entre outros.

Além disso, cada equipe desenvolve um pitch de seu projeto para um painel de empresários e investidores, demonstrando suas soluções, modelos de negócio e o potencial impacto no mercado.

Disciplinas relacionadas:

Arte, Matemática, Química, Física, Produção e interpretação de textos, História e Geografia.

Tecnologias utilizadaS

Técnicas de pitch

Trabalho em equipe

Programação

Comunicação efetiva

Pensamento crítico e inovador

Empreendedorismo

OBJETIVOS DE dESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs da ONU):

4 – Educação de Qualidade

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

Ux Hacking for Good

Ensino Médio - 1º ano Técnico

Desafio

Desenvolver um website completo em HTML, CSS e Javascript, utilizando conhecimentos e ferramentas de Design Thinking, UX, Inteligência Artificial, front e back-end. Assim, nossos alunos e alunas programam um mundo melhor por meio da tecnologia e da inovação.

Data Base for Good

Ensino Médio - 2º ano Técnico

Desafio

Desenvolver novas formas de integração com a IA Gemini em programas escritos com NODE, utilizando uma base de dados em MongoDB. Assim, nossos alunos e alunas implementaram soluções para a criação de um Chatbot com o tema Empresas B-Corp. Mais uma jornada inspirada pelo poder da tecnologia.

Starting Up

Ensino Médio - 3º ano Técnico

Desafio

Criar uma startup inovadora, com soluções tecnológicas conectadas aos componentes curriculares aprendidos durante os anos de formação no Ensino Médio Técnico. Após um ano de mentoria, cada equipe apresentou suas ideias em um pitch de 5 minutos para uma banca de avaliação formada por profissionais do mercado.