Projetar e desenvolver um veículo 100% autônomo, controlado por Inteligência Artificial para transitar em uma pista com sinalizações, recursos de trânsito e, ainda, interagir com pessoas e outros veículos. O veículo deverá atender aos requisitos obrigatórios do regulamento oficial, estar de acordo com os fundamentos de ESG e ter um sistema de sensoriamento capaz de aumentar a segurança das pessoas que transitam em um canavial.
Criar soluções de IA e Machine Learning para ajudar na previsão de demanda da empresa, tanto nas vendas quando na manutenção de veículos comercializados. Os alunos vão modelar suas soluções com dados macroeconômicos do agronegócio, das vendas de tratores e sazonalidade de culturas. E vão desenvolver um drone com visão computacional para a manutenção de tratores.
Criar novos métodos de Sistemas de Defesa Cibernética com base comportamental no diagnóstico preditivo de Ransomwares de última geração.
Criar sistemas de proteção para comunicação embarcada e operação de transmissão de sinais de TV Digital.
Criar arquiteturas de Defesa Cibernética inovadoras com base em teste de desempenho, utilizando as ferramentas da Manage Engine.
Criar sistemas de teste para proteção e simulação de ataques de Phishing e ameaças avançadas de Cibersecurity.
Realizar testes de segurança ofensiva para aumentar o desempenho e fortalecimento das ferramentas da Manage Engine.
Desenvolver robôs para participar de duelos. A Robocup é uma competição clássica da FIAP. E um desafio proposto aos nossos alunos pela SAP, líder global em soluções de negócios colaborativos e multiempresas.
Criar soluções para revolucionar os processos produtivos por meio da utilização de Drones no ambiente empresarial.
Criar soluções utilizando Blockchain e Web 3.0 para promover a transformação digital do Agronegócio.
Desenvolver soluções para avaliar o impacto do investimento em Cybersecurity no valuation das empresas.
Desenvolver soluções digitais de WEB 3.0 para serviços no Metaverso. Um desafio proposto para os alunos usarem toda a sua criatividade e conhecimento.
Criar experiências interativas e com alto engajamento para divulgar o MIS, tanto em seus espaços físicos como nas redes sociais, utilizando Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Inteligência Artificial.
Desenvolver campanhas interativas utilizando Realidade Virtual, podcasts e vídeos para conscientizar a população urbana sobre a importância do mercado agro no país. Os alunos podem usar as redes sociais ou criar experiências físicas para ressignificar a imagem do agricultor no repertório cultural das pessoas.
Os alunos podem escolher um destes desafios:
1) Criar soluções digitais para agilizar,
digitalizar e tornar mais eficiente a contratação de seguros de
bike, para que o serviço se torne 100% digital e sem interação
humana.
2) Criar soluções digitais para agilizar,
digitalizar e tornar mais eficiente a escolha de guincho para
veículos pesados, retirando o atendimento humano como interface
do serviço ao segurado.
Criar soluções tecnológicas utilizando o Chat GPT e outras tecnologias exponenciais para melhorar a experiência do usuário em Sistemas WEB da empresa.
Criar soluções utilizando o desenvolvimento de aplicativos ou outras tecnologias para incentivar investidores a aderirem à B3. O foco da solução é ajudar as pessoas no momento dos investimentos com informações relevantes de educação financeira.
Criar soluções computacionais, principalmente softwares, que ajudem os funcionários da Schneider a implementar e medir ações que promovam a sustentabilidade dentro da empresa.
Criar soluções tecnológicas inovadoras para divulgar a Schneider como uma empresa com foco em sustentabilidade e que apoia as ODS da ONU, demonstrando que a tecnologia é a base para melhores resultados.
Desenvolver soluções voltadas ao sensoriamento e IoT, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O resultado esperado é um protótipo funcional (software, hardware ou uma combinação dos dois) que promova um sensoriamento inteligente, com geração, armazenamento e transmissão de dados que ajudem no dia a dia.
Desenvolver soluções tecnológicas de IA, IoT e Cloud Computing para otimizar os processos tradicionais na área da saúde. O resultado esperado é um protótipo funcional (software, hardware ou uma combinação dos dois) que revolucione os serviços, tratamentos e experiências dos pacientes.
Criar uma solução para reúso, reciclagem, modificação de material ou processo de fabricação de embalagens flexíveis para os molhos de tomate Heinz. O resultado esperado é um protótipo funcional (software, hardware ou uma combinação dos dois) que atinja o objetivo.
Criar uma solução de software baseada em fontes de dados abertas e que contribua para diminuir a assimetria, possibilitando maior acesso a crédito aos agricultores e menor risco às empresas que fornecem esse crédito. O foco da solução é a concessão de crédito rural ao pequeno e médio produtor rural.
Desenvolver uma solução em nuvem Azure da Microsoft para a acessibilidade e inclusão digital de pessoas com algum tipo de deficiência, utilizando, para isso, fontes de dados públicos.
Criar uma solução de software baseada em fontes de dados abertas, permitindo ao pequeno e médio produtor maior acesso ao crédito rural e dimuindo o risco para as empresas que oferecem esse crédito. Foco: análise da necessidade de crédito de acordo com o tamanho do produtor.
Criar uma solução de software baseada em fontes de dados abertas, permitindo ao pequeno e médio produtor maior acesso ao crédito rural e dimuindo o risco para as empresas que oferecem esse crédito. Foco: análise e avaliação do risco de concessão de crédito a um produtor rural.
Criar uma solução de software baseada em fontes de dados abertas, permitindo ao pequeno e médio produtor maior acesso ao crédito rural e dimuindo o risco para as empresas que oferecem esse crédito. Foco: análise e avaliação do risco de concessão de crédito a um produtor rural.
Criar uma solução de software baseada em fontes de dados abertas, permitindo ao pequeno e médio produtor maior acesso ao crédito rural e dimuindo o risco para as empresas que oferecem esse crédito. Foco: análise para pontuar o quanto o produtor rural tem potencial para adquirir crédito.
Desenvolver uma solução em nuvem Azure para prevenção e apoio à saúde mental da população brasileira, utilizando fontes de dados públicos. Foco: estimular, por meio de soluções digitais, hábitos saudáveis para as pessoas melhorarem sua saúde mental e emocional.
Como ter a mobilidade como grande aliada da gestão urbana? Como, por meio de sensores, dispositivos IoT, apps, coleta de informações e dashboards podemos empoderar os motoristas, desenvolvendo soluções tecnológicas para Smart Cities? O desafio proposto aos nossos alunos é: criar devices, coletar informações ambientais, dos veículos e das pessoas, e construir dashboards que possam ser integrados às soluções de Shell Box (consumidor final ou empresas), assim os motoristas vão ter mais informações para tomar decisões quanto à gestão, performance e manutenção dos seus veículos.
Criar soluções inovadoras de mobilidade, baseadas em tecnologia e Computação em Nuvem. Um desafio proposto para os alunos usarem toda a sua criatividade e conhecimento.
Desenvolver robôs para participar de duelos. A Robocup é uma competição clássica da FIAP. E um desafio proposto aos nossos alunos pela SAP, líder global em soluções de negócios colaborativos e multiempresas.
Criar soluções, por meio da tecnologia, para os problemas dos sistemas de balanças rodoviárias e controle de pesagem da empresa. Os grupos podem propor soluções em Digital Twin, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Ciência de Dados e Visão Computacional, para melhorar o treinamento dos colaboradores, a coleta de dados em tempo real e a previsão de manutenção e operação remota.
Criar soluções que respondam a estas perguntas: Como tornar o ChatGPT um produto melhor utilizando tecnologias SAP? Tecnologias como IoT, Visão Computacional e IA podem agregar e otimizar as experiências dos clientes SAP?
Desenvolver soluções que utilizem a tecnologia de modo inteligente e responsável para criar ambientes sustentáveis nas cidades. Um desafio em que os alunos vão usar o conhecimento e a criatividade para pensar um mundo melhor.
Desenvolver arquiteturas e soluções inovadoras usando Cloud Computing AWS. Um desafio proposto aos alunos pela Select Soluções, uma das maiores consultorias AWS do Brasil.
Desenvolver soluções tecnológicas para otimizar o atendimento nos serviços públicos. Um desafio proposto para os alunos usarem toda a sua criatividade e conhecimento.
Criar soluções para tornar os meios de pagamento internacionais mais acessíveis e inteligentes. Um desafio proposto para os alunos usarem toda a sua criatividade e conhecimento.
Criar soluções utilizando a IA como aliada para otimizar a performance humana nas empresas. Um desafio proposto para os alunos pensarem o novo.
Criar campanhas de Marketing Digital para melhorar a comunicação da GPTW com profissionais do mercado.
Criar estragégias de gamificação em plataformas digitais para melhorar a performance da empresa em Marketing e vendas.
Criar soluções digitais de Data Analytics para classificação automatizada de notícias diárias das principais mídias de comunicação.
Desenvolver soluções digitais utilizando Blockchain e Web 3.0 para revolucionar o setor de varejo. Um desafio proposto para os alunos pensarem o novo.
Criar estratégias de posicionamento dos produtos da BAUC nas redes sociais. Um desafio proposto para os alunos usarem toda a sua criatividade e conhecimento.
Criar uma campanha de divulgação nas redes sociais dos serviços e produtos da AMBIPAR voltados à gestão ambiental, utilizando novas tecnologias como Inteligência artificial e Realidade Mista.
Criar um vídeo para divulgar o portfólio da produtora BAUC, utilizando recursos de mídia inovadores. Utilize a sua criatividade como filmmaker e desenvolva conteúdos digitais relevantes.
Criar uma campanha de divulgação totalmente digital e imersiva, utilizando Realidade Virtual, para os serviços e produtos da AMBIPAR voltados à gestão ambiental.
Criar protótipo em front-end com foco em UX para solução de saúde e bem-estar, utilizando a Fast Healthcare Interoperability Resources (FHIR), da Microsoft.
Criar aplicativo mobile com foco em saúde e bem-estar, utilizando a Fast Healthcare Interoperability Resources (FHIR), da Microsoft.
Criar plataforma em front-end e back-end com foco em UX para solução de saúde e bem-estar, utilizando a Fast Healthcare Interoperability Resources (FHIR), da Microsoft.
Criar aplicativo desenvolvido e integrado com plataforma web para solução de saúde e bem-estar, utilizando a Fast Healthcare Interoperability Resources (FHIR), da Microsoft.
Desenvolver minigames para o ambiente Party Royale, um espaço experimental onde se pode curtir minijogos ou assistir a shows, filmes e muito mais. Objetivo: inspirar os alunos a entrarem no mundo dos minigames com entretenimento.
Criar jogos casuais ou hyper-casual para rodarem nos e-commerces do Magalu. Um desafio proposto aos alunos pela LuizaLabs e Magalu Games.
Desenvolver minigames para o ambiente Party Royale, um espaço experimental onde se pode curtir minijogos ou assistir a shows, filmes e muito mais. Objetivo: inspirar os alunos a entrarem no mundo dos minigames com entretenimento.
Criar jogos casuais ou hyper-casual para rodarem nos e-commerces do Magalu. Um desafio proposto aos alunos pela LuizaLabs e Magalu Games.
Desenvolver minigames para o ambiente Party Royale, um espaço experimental onde se pode curtir minijogos ou assistir a shows, filmes e muito mais. Objetivo: inspirar os alunos a entrarem no mundo dos minigames com entretenimento.
Desenvolver jogos para PC com potencial de publicação global e porte para consoles. Um desafio proposto aos alunos pela QUByte, uma das maiores publicadoras independentes da América Latina, com mais de 100 jogos publicados em diversas plataformas do mercado, incluindo Playstation, Xbox, Switch, PC e mobile.
Desenvolver um Sistema para capturar dados dos clientes e gerar insights para melhoria dos produtos e inovação. Um desafio proposto aos alunos pela KRAFT HEINZ, a 5ª maior empresa de alimentos e bebidas do mundo.
Os alunos podem criar soluções ou protótipos em 3 áreas:
1. Natureza do trabalho: otimizar a forma como as pessoas
trabalham juntas, em todos os lugares. A solução deve ser
inteligente, inclusiva e sem fronteiras.
2. Mobilidade do futuro: tornar a mobilidade nas cidades do
futuro mais harmoniosa com o estilo de vida das pessoas. A
solução deve ser inteligente e centrada no ser humano.
3. Gestão de produtos: ajudar a construir um futuro mais
sustentável para todos nós. A solução deve ser ética, confiável
e responsável.
Desenvolver uma plataforma WEB e mobile (responsiva e não necessariamente um aplicativo) para recrutamento e seleção de profissionais em situação de vulnerabilidade social, e que tenham certificação de algum programa do EY Institute.
Desenvolver uma aplicação gamificada voltada para o público geral e para empresas, visando aculturar as pessoas sobre questões como sustentabilidade, ESG e reciclagem. De uma forma divertida, por meio de recompensas e fundamentos de gamificação, o desafio também deve incluir a divulgação do trabalho da Ambipar.
Desenvolver uma aplicação WEB voltada para as pessoas que adquiriram o serviço CIC, explicando como utilizar a plataforma da melhor forma.
Criar uma plataforma WEB que proporcione ao usuário uma experiência inovadora em relação ao serviço de locação de carros existente hoje no mercado.
Criar uma solução em software para idwall que proporcione um gerenciamento ágil e preciso em relação às pessoas procuradas pelo FBI e Interpol.
Criar soluções para monitoramento de gestão ambiental por linha de produto: utilização de recursos sustentáveis, economia de energia e água, abastecimento responsável e apoio comunitário. Neste desafio, o aluno pode desenvolver apps, softwares ou soluções WEB.
Criar uma solução mobile com uso de APIs, com foco em gestão ambiental e nas práticas de ESG. Um desafio proposto aos alunos pela KRAFT HEINZ, a 5ª maior empresa de alimentos e bebidas do mundo.
A Associação Portuguesa de Desportos está em uma nova fase: conseguiu se classificar para a série A do Campeonato Paulista, o mais forte Campeonato Estadual do Brasil. Neste novo contexto, o desafio proposto aos nossos alunos é repensar toda a estratégia e produção de conteúdo digital, criando ações de marca para atrair um novo público, principalmente pelo risco de queda para outra divisão mais uma vez. Foco: recuperação total da marca do time de futebol/empresa.
A Associação Portuguesa de Desportos está em uma nova fase: conseguiu se classificar para a série A do Campeonato Paulista, o mais forte Campeonato Estadual do Brasil. Depois de uma parceria bem-sucedida com a Adidas para marcar essa nova fase, o clube e time de futebol busca novos patrocinadores. Neste novo contexto, o desafio proposto aos nossos alunos é repensar as editorias de cada um dos canais de comunicação, construir uma apresentação/mídia kit, criar formatos inovadores e idealizar uma ação para alguma grande marca. Objetivo: buscar parcerias vitalícias para o time de futebol/empresa.
A pandemia do COVID19 gerou impactos negativos que persistem até hoje em diversas áreas, como arte e cultura. O MIS conseguiu sobreviver e inovar, e agora precisa voltar ao seu funcionamento máximo. Neste contexto, o desafio proposto aos nossos alunos é atrair novas parcerias, demonstrando para as empresas que apoiar a arte e a cultura é um bom negócio.
A pandemia do COVID19 gerou impactos negativos que persistem até hoje em diversas áreas, como arte e cultura. O MIS conseguiu sobreviver e inovar, e agora precisa se preparar para um mundo mais phygital e, eventualmente, para outros momentos difíceis. Neste contexto, o desafio proposto aos nossos alunos é criar um ou mais produtos digitais para divulgar a marca MIS.
Desenvolver aplicações Game WEB que contribuam para a manutenção da saúde mental das pessoas. Neste contexto, o desafio proposto aos nossos alunos é utilizar a Tecnologia e a Ciência para promover uma boa saúde mental, que por sua vez pode proporcionar uma boa saúde física.
Desenvolver sistemas de gerenciamento empresarial seguros e que estimulem a transformação digital das pequenas empresas, promovendo a melhoria de políticas, processos e estratégias de negócios.
Desenvolver aplicações mobile seguras para prestação de serviços em mobilidade humana. O desafio proposto aos nossos alunos é repensar valores da vida sob a ótica da mobilidade e da gestão de tempo. Afinal, com mobilidade, o ser humano dá passos importantes em direção à Sociedade 5.0.
Criar soluções de TI para resolver problemas do cotidiano. Foco: projetar a solução de acordo com as práticas de Cibersegurança, garantindo proteção à vulnerabilidades e a dados sensíveis.